Sem secura! Quatro dicas na hora de escolher um bom umidificador de ar
O Metrópoles listou alguns atributos importantes e tomou como referência dois modelos: HC026 Multikids Baby e H115 Fisher Price
atualizado
Compartilhar notícia
Quem possui sintomas de doenças respiratórias ou tem congestão nasal deve ter o umidificador como um grande aliado. O aparelho ajuda a manter a umidade do ar em um padrão agradável e que ajuda a deixar a respiração mais confortável.
Para ajudar a escolher um bom equipamento, o Metrópoles listou quatro atributos importantes de serem avaliados antes da compra e, para isso, tomou como referência dois modelos com bom custo-benefício: HC026 Multikids Baby e HC115 Fisher-Price. Confira!
Tipos de umidificadores
Existem três tipos de umidificadores: névoa quente, evaporativo e ultrassônico. Sendo esse último modelo praticamente o único comercializado no Brasil. Entenda melhor sobre cada opção:
O equipamento de névoa quente aquece a água armazenada até que ela evapore, ou seja, fica com um reservatório praticamente com o líquido fervente, sendo bem perigoso. A opção evaporativa filtra o ar do local, o umedece e libera novamente no ambiente.
Já o ultrassônico, como os dois modelos tomados como referência (HC026 e HC115) converte a água em vapor por meio de vibrações.
Capacidade
Considere o tamanho do reservatório de água do aparelho, com uma quantidade razoável não haverá a necessidade de reposição com frequência. Modelos com capacidade a partir de 2 litros já são considerados interessantes para o uso diário.
O umidificador da Multikids Baby conta com a capacidade de 2,1 litros, sendo bastante indicado para ser instalado em ambientes pequenos, como o quarto. Já o da Fisher-Price é mais robusto, com 3,5 litros, possibilitando ser usado em locais mais amplos, como a sala.
Autonomia
Se você está preocupado com a autonomia do aparelho, fique sabendo que a escolha do equipamento deve depender do tamanho do ambiente em que ele será usado. Boa parte dos modelos disponíveis atualmente no mercado nacional contam com duração média de 10 a 20 horas. Entretanto, locais mais amplos tendem a demorar mais tempo para serem umidificados.
Vale lembrar que o uso em potência menor também ajuda a funcionar por mais tempo.
O umidificador da Fisher-Price tem autonomia um pouco menor que os modelos concorrentes, de 5 horas, mas como é um aparelho indicado para ficar em quartos de crianças e bebês, o tempo otimizado pode fazer sentido, pois a umidade excessiva facilita a proliferação de micro-organismos. Já a opção da Multikids Baby promete funcionar até 10 horas de forma contínua.
Recursos extras
Analisar os recursos extras que os umidificadores oferecem pode fazer a diferença na hora de escolher o melhor aparelho para equipar a casa.
Há modelos com desligamento automático, que interrompe o funcionamento quando o nível de água estiver baixo, oferecendo mais segurança; o painel digital permite acompanhar a velocidade e programação; tem opções com luminária integrada; e funções de timer, alarme e soneca, que permitem programar o umidificador a desligar em um momento pré-determinado. Além desses atributos, alguns dispositivos contam com recipiente para colocar óleos essenciais.
Os dois umidificadores tomados como referência possuem quase todos os atributos citados, exceto os das funções de timer, alarme e soneca. Entretanto, como diferencial dos modelos, eles possuem sistema de regulagem de névoa e saída de ar dupla.