Seis modelos de impressoras 3D para transformar um desenho em objeto
O Metrópoles explica os tipos de máquinas que existem hoje no mercado e indica boas opções para se ter em casa
atualizado
Compartilhar notícia
Você já imaginou transformar um desenho em um objeto tridimensional real? O que parecia possível apenas em filmes ou em laboratórios super tecnológicos, agora já pode ser feito dentro de casa com as impressoras 3D.
Existem inúmeros modelos de máquinas de prototipagem para os mais variados bolsos, e com a possibilidade de criar diversos itens, de miniaturas a próteses. Por isso, é importante entender um pouco mais a tecnologia que cada impressora oferece. Confira:
- Impressora 3D FDM ou FFM: é o modelo mais tradicional e comum visto no mercado, onde são aquecidos materiais plásticos e, camada por camada, o item é produzido.
- Impressora 3D LCD: a luz ultravioleta é emitida para um tanque de resina, fazendo com que seja construído o objeto desejado de uma única vez.
- Impressora 3D SLA: com resina líquida e um cubo sensível à luz, os feixes ultravioletas fazem com que ocorra a solidificação do material. O modelo tem como característica a alta precisão.
- Impressora 3D DLP: para acabamentos mais detalhados. O laser usa uma técnica em pixel para confeccionar os objetos.
- Impressora 3D SLS: rápida e versátil, o modelo utiliza material em pó como base e conta com um laser capaz de fundar e solidificar as partículas em camadas sucessivas.
- Impressora 3D MDLS e EBM: a máquina utiliza uma fonte térmica que induz a fusão entre as partículas do material em todas as camadas. O material usado para a prototipagem são alumínio, aço inoxidável e titânio.
Após entender um pouco mais sobre essas modernas máquinas, veja a lista a seguir com seis ótimos modelos de impressoras 3D que o Metrópoles encontrou.