Seis clássicos da literatura para presentear no Dia dos Pais
O Metrópoles preparou uma lista com opções de livros para você estimular o lado leitor do paizão
atualizado
Compartilhar notícia
Não acaba a bateria, não possui limite de participantes, é portátil e pode mudar a vida de uma pessoa. Sim, as razões para presentear alguém com uma boa obra literária são inúmeras. Assim como os livros são únicos, os papais também, cada um com seu jeito, gosto, manias e vivencias ímpares. Para te ajudar a tornar esse Dia dos Pais inesquecível, selecionamos seis ótimo clássicos que podem se tornar o próximo livro de cabeceira de vários tipos de papais. Confira!
1 – 1984, de George Orwell
Se o paizão curte um clássico moderno, essa é uma boa escolha. A distopia futurista de 1984 foi publicada originalmente em 1949 e, nela, conhecemos Winston, um personagem que vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Nesse local, tudo é feito coletivamente, mas cada pessoa passa sua vida sozinha. E, no enredo, ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a conhecida personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito.
2 – Trilogia da Fundação, de Isaac Asimov
A obra recebeu o histórico Prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos. Baseada no clássico “Declínio e queda do Império Romano”, de Edward Gibbon, a trilogia consolidou o autor como um dos maiores escritores do gênero, além de influenciar outras grandes mentes. O livro revela uma ciência revolucionária que prevê uma longa e inevitável era de trevas. Além do risco que a humanidade se encontra o autor levanta conflitos vividos pela civilização.
3 – Na minha pele, de Lázaro Ramos
O ator e também escritor Lázaro Ramos divide com o leitor reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação. Embora não seja uma biografia, a obra traz episódios íntimos da vida do autor e também sentimentos pessoais como dúvidas, descobertas e conquistas. Com temas bem atuais, o livro é uma ótima pedida para presentear.
4 – Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade
Se o gosto dele envolver poemas, esse livro é perfeito. Publicado em 1940, a obra ainda hoje é uma das mais comentadas da carreira do autor. Não é para menos, pois carrega grandes clássicos como “Sentimento do mundo”, “Confidência do Itabirano”, “Poema da necessidade”, entre outros.
5 – O Sol é Para Todos, de Harper Lee
Indicado para pais que apreciam um bom clássico da literatura mundial. A obra já foi vencedora do Prêmio Pulitzer de Literatura. Lançado em 1960, traz a história de um advogado que defende o julgamento de um homem negro, acusado nos Estados Unidos por um crime contra uma mulher branca. Narrado com força e sutileza pela filha do advogado, a obra tornou-se um dos clássicos mais adorados de todos os tempo e uma literatura emblemática sobre justiça e tolerância.
6 – O caçador de pipas, de Khaled Hosseini
Considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Publicado em mais de 70 país e com mais de 2 milhões de exemplares vendidos no Brasil, a obra trata sobre a amizade de dois meninos, Amir e Hassan, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. A história é contada pelo personagem Amir, um garoto rico e sem escrúpulos que tem o pai como herói. O livro ganhou uma adaptação para o cinema e é indicado por várias organizações para discutir diferenças culturais. Vale a pena a leitura!