Segurança no pedal! Veja os melhores capacetes femininos para ciclismo
A utilização do item reduz as lesões no cérebro em caso de acidentes, afirma estudo. Marcas como RockRider e Absolute constam na lista
atualizado
Compartilhar notícia
O uso da bicicleta vai além do esporte. Hoje, o veículo já faz parte do dia a dia do brasileiro, seja para fazer uma trilha, seja para se locomover até o trabalho. De qualquer maneira, alinhado à liberdade que a atividade proporciona, o pedal tem que ser seguro. Assim, os capacetes ciclísticos são peças fundamentais para o exercício. O Metrópoles selecionou sete modelos femininos para usar em 2021.
De acordo com um estudo da Universidade de Arizona, publicado pela Bibliomed, a utilização de capacetes reduz as lesões no cérebro em caso de acidentes. Porém, é necessário observar se o equipamento apresenta alto nível de conforto, segurança, cobertura e ventilação antes de comprá-lo. A lista a seguir traz opções que variam em cor, tamanho, modelo e tecnologia. Marcas como RockRider e Absolute constam na seleção.
Tipos de capacetes
Mais conhecido como MTB, o Mountain Bike – ou urbano – mantém a cabeça ventilada e seca. Por esse motivo, garante um melhor desempenho quando o praticante faz pedal em pistas e trilhas mais úmidas ou nos dias mais quentes. Já o estilo Speedo é ultra leve, criado com túneis de vento e, dessa forma, fica imperceptível na cabeça.
Por que usar?
Há algum tempo, os artigos passaram a ser obrigatórios em competições de ciclismo. Afinal, os apetrechos proporcionam conforto e evitam grandes impactos em casos de queda ou atropelamento. Estilosos, eles também são reforçados para pedalar em qualquer modalidade e clima.
Feminino x Masculino
Os capacetes ciclísticos femininos e masculinos apresentam pequenas diferenças entre si, mas elas existem. Os equipamentos femininos, por exemplo, têm um sistema de estrutura interna (cage) com o regulamento mais fino por giro de disco e menor.
Além disso, a posição do disco também é mais baixa, permitindo que rabos de cavalo e tranças passem entre eles e o capacete.
Pesquisa
A pesquisa de 2015 da Universidade Arizona analisou registros médicos de mais de 6.200 pessoas que sofreram uma lesão cerebral traumática em um acidente de bicicleta. Entre elas, pouco mais de um quarto estava usando capacetes.
Quando comparados às pessoas que não estavam usando o item, os pacientes com capacete tiveram 58% menos probabilidade de ter uma lesão cerebral grave. Os dados ainda revelam 59% menos probabilidade de morte. Os estudos concluíram que a menor taxa de uso de capacete estava entre os ciclistas com idades entre 10 e 20 anos.
Confira sete capacetes para ciclismo mais bem-avaliados no e-commerce:
Capacete MTB - ROCKRIDER
- Cores: preto e flúor
- Aberturas: 21
- Sistema: ajustem em 3D
- Tamanhos: M (53 – 59 cm) e G (59 – 61 cm)
- Peso: M – 286 g e G – 320 g
Capacete MTB - BTWIN
- Regulagem: botão rotativo
- Aberturas: 21
- Tamanho: M (53 – 59 cm) e G (59 – 61 cm)
Capacete Nero - Absolute
- Cores: lilás e preto e pink
- Tamanho: M (52 a 57 cm)
- Regulagem: roldana
- Aberturas: 18
- Forros: removíveis com velcro para higienização
- Detalhe: luz sinalizadora de LED traseira
- Acompanha: viseira removível
Capacete coquinho - Atrio
- Tamanho: M
- Peso: 0,06 g
- Aberturas: 11
- Cor: verde neon
- Tamanho: 24,8 x 20,4 x 2,4 cm
Capacete MTB - Bell
- Cor: cinza
- Tamanho: único (Universal Fit Adulto) com ajuste de 54 a 61 cm
- Peso: 270 g
Capacete ciclismo - Absolute
- Cor: branco e branco
- Tamanhos: M e G
- Peso: 0,7 kg
- Tamanho (CxLxA): 20 x 20 x 15 cm
- Regulagem: roldana
- Acompanha: viseira removível
- Tecnologia: “in mold” – casco inteiriço
- Detalhe: LED traseiro junto com a catraca de ajuste
- Material: polímero, termoplástico e poliamida
Capacete - GTS-TEC
- Aberturas: 21
- Forro: acolchoado, fixado por velcro, com possibilidade de retirar para higienização
- Cores: vermelho e preto
- Detalhe: led traseiro sinalizador colorido
- Estrutura: fitas com ajustes e trava rápida
- Peso: 194 g