Saiba onde curtir as maiores festas juninas do país
Cidades como Campina Grande, Caruaru e Aracaju se destacam em relação aos festejos
atualizado
Compartilhar notícia
Todos sintonizados em um mesmo ritmo de forró, cercados de bandeirolas, comidas típicas e danças de quadrilha… Olha a cobra! Entre os meses de junho, julho e agosto, são as festas de São João que roubam a cena. Celebradas desde aproximadamente o século 17, a comemoração popular já é o segundo maior evento do Brasil. A fim de festejar o Dia de São João 2022, o Metrópoles selecionou cinco destinos brasileiros com as festas mais “arretadas”.
No país, as maiores festas de santos populares se concentram no Nordeste. Assim, cidades como Campina Grande, na Paraíba; Caruaru, em Pernambuco e Aracaju, em Sergipe, destacam-se em relação aos festejos para Santo Antônio, São Pedro e, claro, São João. Por esse motivo, a seleção inclui hospedagens para esses e outros lugares de astral diferenciado.
Faça um tour:
Ibis Styles – Campina Grande, Paraíba
Conhecido como o “Maior São João do Mundo”, a festa junina na Paraíba dura 31 dias. O evento ocorre em diversos pontos diferentes da cidade, sendo o principal o Parque do Povo.
Caruaru Pallace Hotel – Pernambuco
Caruaru é outra “Capital do Forró”. Além de shows musicais, com artistas regionais e nacionais, e das quadrilhas, a região conta com o desfile das “drilhas” – desfiles em blocos, como no carnaval.
Apart Hotel Chalé Executivo – Mossoró, Rio Grande do Norte
A festa tradicional de Mossoró já ocorre há mais de 20 anos, sendo uma tradição de gerações entre os moradores locais e objeto de desejo de turistas, entusiastas de festas juninas. O grande momento da festividade é a abertura da festa com o histórico bloco junino “Pingo da mei Dia”, que atrai milhares de pessoas por todas as ruas da cidade para acompanhar os espetáculos.
VIDAM Hotel – Aracaju, Sergipe
Também embalada pelo forró pé de serra, a festa junina em Aracaju ocorre na orla do Atalaia e conta com mais de 120 atrações, entre espetáculos e brincadeiras.
Hotel Viva Vida – São Borja, Rio Grande do Sul
Na cidade gaúcha, o xaxado, o forró e o baião dão lugar ao vanerão, ao chamamé e à rancheira, que são dançados por prendas e cavalheiros pilchados. E o pinhão surge como a iguaria mais desejada, fazendo par com o quentão de vinho.