Review: Soundbar LG SP9A traz som de cinema 5.1.2 e imersão em filmes
Com generosa potência de 520W RMS, barra de som premium é, sem dúvida, uma das melhores opções atualmente no país
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado brasileiro está repleto de boas opções para quem deseja dar um upgrade na qualidade do áudio no momento em que assiste filmes e séries na televisão. Marcas como Yamaha, Samsung e JBL oferecem modelos de ponta, repletos de recursos e alto desempenho capazes de agradar aos ouvidos mais exigentes. Agora, a LG chega para disputar esse seleto nicho com a soundbar SP9A.
O equipamento premium foi desenvolvido em parceria com a renomada fabricante britânica Meridian com o objetivo de oferecer uma sensação cinematográfica ao usuário por meio de recursos de inteligência artificial e uma série de tecnologias que elevam a experiência de quem assiste conteúdos audiovisuais.
Para começar, o dispositivo oferece 5.1.2 canais Dolby Atmos que, combinados com um subwoofer, alcançam uma generosa potência de 520W. Além de trazer um belo som capaz de preencher ambientes amplos, o modelo proporciona áudio fino de alta resolução em até 24 bits/192 kHz.
Um diferencial é que a soundbar oferece uma tecnologia de upmixing que transmite áudio multicanal mais envolvente para som estéreo. Com isso, não importa o local em que o usuário esteja ouvindo, o conteúdo chega aos ouvidos como se viessem de origens diferentes, como ocorre com aparelhos de home teather convencionais que contam com múltiplas caixas de som.
Durante os testes realizados pelo Metrópoles com a exibição de shows e filmes, a sensação de imersão pode ser percebida de maneira real, ampliando as possibilidades e otimizando a experiência.
A barra de som tem um design bastante minimalista, mostrando que a marca deseja que o equipamento passe despercebido na decoração. O acabamento, no entanto, demonstra porquê o produto é premium, esbanjando uso de materiais de qualidade sem deixar de demonstrar o esmero em cada detalhe.
Na parte frontal, temos na região central uma saída dedicada aos diálogos de filmes e vocais de shows, já nas extremidades estão posicionadas as caixas de estéreo.
Cada lateral conta com saídas para sons direcionais, que fazem o serviço do surround, rebatendo nas paredes e chegando na parte dianteira, onde o usuário costuma estar posicionado. Já na parte superior estão outras duas saídas que também atuam para reforçar a experiência de envolvimento, reproduzindo o som para o teto, para que ele seja rebatido e chegue até o telespectador.
São exatamente essas duas caixas superiores as responsáveis pelo chamado eixo vertical – que possibilitam o funcionamento das tecnologias Dolby Atmos e DTS X, utilizadas nas salas de cinemas mais modernas do mundo.
Ou seja, para reproduzir a ideia de 5.1 mais realista, é importante que o ambiente tenha o layout o mais próximo possível de um formato mais quadrado ou retangular.
O recurso Dolby Atmos aprimora ainda mais o áudio, adicionando uma verticalização especial ao som – atuando de forma diferente do som surround tradicional, que age apenas simulando áudio 3D de maneira mais horizontal. Com isso, é possível ter uma sensação de que o som cerca o usuário, como se ele estivesse em uma bolha virtual, passando a ideia de que as vibrações chegam de todos as partes, criando uma perspectiva mais realista e aumentando a noção espacial.
Vale lembrar que o Dolby Atmos não é um codec, ou seja, ela traz dados verdadeiros em texto informando quais são os sons que devem ser transmitidos nos diferentes canais Dolby Digital Plus, garantindo som em alta fidelidade sem nenhuma perda. Isso agrada em cheio aos mais consumidores puristas, que esperam uma qualidade superior de som.
Em conjunto, conta com o excelente recurso de calibração de ambiente por inteligência artificial, muito importante para quem não gosta de investir muito tempo nas configurações do equipamento. Com isso, o aparelho é capaz de fazer, automaticamente, uma “leitura” da sala ou do quarto em que está instalado e propagar as vibrações sonoras de acordo com o tamanho de cada local.
Por fim, chegamos no subwoofer. Com 220w de potência, ele é responsável por entregar as baixas frequências, o som grave (aqueles pancadões que geralmente faz a “alegria” dos vizinhos). Durante os testes, ele se mostrou bastante equilibrado, entregando um som de até 400 Mhz com muita nitidez, claro e forte, cumprindo bem o papel que se espera desse tipo de caixa.
O produto conta com Chromecast integrado que permite compatibilidade com app de streaming de música como Tidal e Spotify, o que facilita a vida de quem deseja sincronizar as músicas do celular. Também tem suporte à Alexa, Google Assistente, ThinQ e Apple AirPlay2. Por meio da soundbar é possível controlar os demais dispositivos inteligentes da casa. Além disso, o usuário pode se informar sobre a previsão do tempo, buscar notícias, realizar chamadas, criar lembretes, acionar alarmes, organizar a agenda, entre outras funcionalidades.
O processador 2021 Alpha 9 AI garante velocidade no processamento de todos os dados gerados durante a exibição de algum conteúdo audiovisual, fazendo que não haja qualquer delay entre a reprodução da imagem que é emitida pela televisão e o áudio transmitido na soundbar.
Usabilidade
A experiência de navegação é um dos pontos positivos do equipamento. Tudo é muito fácil e intuitivo, o que não demanda uma longa curva de aprendizado para os usuários. A caixa subwoofer, que funciona sem fio, se conecta automaticamente à barra de som quando é ligada. A única conexão física que existe é o cabo de energia.
O controle remoto também faz o estilo minimalista, com poucos botões, que permite aumentar e reduzir volume, alternar entre as entradas, acionar o mudo ou bluetooth, além de pré sets de áudio, além do comando de configuração. Caso você tenha uma TV da LG, pode gerenciar todas as funções utilizando apenas um controle, o que facilita no dia a dia.
Todas informações necessárias são exibidas por meio de leds que aparecem e desaparecem na parte frontal da barra. As demais configurações são realizadas diretamente no menu do televisor, onde os ajustes podem ser modificados de acordo com diferentes situações e preferências.
Se estiver conectada a uma TV LG, é possível utilizar apenas o controle do televisor, o que facilita bastante a vida de quem utiliza o aparelho.
Ao assistir filmes da Netflix é possível perceber todos os efeitos sonoros e divisões de acordes nas trilhas a partir do volume 20, que representa 50% da capacidade máxima. O produto se portou muito bem, reproduzindo o som com extrema nitidez e com uma sensação tridimensional.
LG SP9A
Já ao escutar a canção “Pump It”, de The Black Eyed Peas, foi possível perceber todo o poder de fogo do subwoofer, com graves fortes e concisos.
Enfim, a LG fez um excelente trabalho com a SP9A. Sem sombra de dúvida é uma das 3 melhores soundbars disponíveis atualmente nas vitrines e agrega muito valor para quem busca uma experiência de cinema no conforto de casa. Vale a compra.