Review: Galaxy S23 Ultra impressiona com qualidade de imagens
Aparelho tem 1000 GB de memória e custa em média R$ 5.800,00
atualizado
Compartilhar notícia
Que a Samsung está investindo cada vez mais na entrega de aparelhos com qualidade e usabilidade para os clientes não é novidade. Mas, na minha opinião, a marca asiática supera os concorrentes na maioria dos aspectos quando o assunto é equipamento premium, e o nome dele é Galaxy S23 Ultra.
Para a análise, foquei em quatro aspectos apontados pela empresa como os diferenciais do aparelho: câmeras, tela, usabilidade e desempenho.
Câmeras
Para descobrir se o item é tudo o que a marca promete, pois, afinal de contas, as quatro câmeras do aparelho são as estrelas do show, fiz fotos tanto em ambientes fechados quanto abertos e em momentos diferentes do dia. Os ambientes internos escolhidos foram a sala de uma residência e o ambiente de trabalho. Já as externas, foram produzidas em uma via movimentada da cidade e numa feira ao ar livre.
Foquei ao máximo em conseguir imagens nítidas independentemente da situação, o que foi bem fácil com a solução de adaptação de cada câmera. A principal tem 200 MP e consegue capturar imagens incríveis, com cores fiéis e sem ruído, e até mesmo texturas.
O celular ainda conta com a tecnologia Pixel Binning, que, a partir da junção de vários pixels em um superpixel, apresenta imagens de alta qualidade mesmo em péssimas condições de iluminação. O que pude comprovar ao tirar fotos a noite e por trás de vidros sem comprometimento da imagem.
Contudo, como nem tudo são flores, a câmera frontal chega com um downgrade em relação ao Galaxy S22 Ultra e apresenta apenas 12 MP para selfies e videochamadas, diante dos 40 MP do anterior. O que, para a minha surpresa, não é algo fez tanta diferença, uma vez que a qualidade das selfies segue alta.
Tela
Com 6,8 polegadas (aproveitamento de 89,5% do display) e resolução QUAD HD+ de 3088×1440 pixel, a tela do S23 Ultra é impressionante. As cores vibrantes e o alto brilho tornam o aparelho uma excelente opção para assistir vídeos, filmes e séries com qualidade de televisão.
Inclusive, o celular demonstrou rapidez, nitidez e alto nível de coloração em todos os vídeos do Instagram e do YouTube que assisti. Além disso, consegui assistir um filme de 2 horas e meia sem travamentos no tempo de carregamento nem oscilações na qualidade de resolução.
Usabilidade
A interface da Samsung está cada vez mais intuitiva e simples para a comodidade do usuário, e ainda permite alterações personalizadas para as especificidades de cada um. Então, ao pegar o celular, é possível mudar a ordem de todos os ícones e dos papéis de parede de maneira rápida.
A SPen, como de costume, é um ponto diferencial da marca e acumula diversas funcionalidades que facilitam a vida de quem utiliza o celular. As que mais utilizei foram as funções de acionar as câmeras a longa distância, desenhar e escrever, mas também é possível controlar slides e a galeria de maneira remota.
Desempenho
O S23 Ultra conta com uma bateria de 5.000 mAh, sistema operacional Android 13 e um processador Octa-core de 3,36 GHz (Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy- exclusivo). Esse trio de características garante um aparelho que responde rápido aos comandos, que dura o dia todo e que ainda vai receber atualizações operacionais nos próximos cinco anos.
O que mais me chamou a atenção foi a resistência da bateria durante a reprodução de vídeos. Apesar de esquentar consideravelmente, o aparelho perde pouca bateria quando o assunto é assistir vídeos. No comparativo com outros aparelhos já testados, a duração da bateria foi quase duas vezes maior.
Além disso, o celular conta com uma versão de 1000 GB de memória interna (não expansível), o que permite o armazenamento de mais de 200 mil músicas ou até um milhão de fotos.
Conclusão
Disponível em quatro cores padrão (preto, verde escuro, bege e rosa claro) e quatro de edição especial (verde claro, vermelho, azul e grafite), o celular mantém o padrão atual de minimalismo das entradas disponíveis nos celulares. O S23 Ultra segue com certificação IP68 contra poeira e submersão de até 1,5 m de água doce por 30 minutos e não possui entrada para fones de ouvido.
Vale citar que o aparelho vem com carregador de 25W, cabo USB no padrão C em ambas as pontas, chavinha da gaveta do cartão SIM e guia do usuário. Ainda, ele é compatível com estações de carregamento sem fio.
Em suma, o Galaxy S23 Ultra têm diversos pontos positivos, mas ainda guarda algumas ressalvas. O maior destaque, sem dúvida, vai para as câmeras e para a qualidade incomparável das imagens. Potência dos altos falantes e duração da bateria também merecem visibilidade. E claro, a comodidade da SPen é um grande diferencial.
Como ponto negativo, preciso citar o peso do aparelho. Por ser tão grande, ele pesa bastante e não é confortável de segurar com apenas uma mão, além de ser necessário o uso de uma capinha protetora reforçada para evitar que ele escorregue das mãos.
Como pormenor, a velocidade de recarga do celular também poderia melhorar, uma vez que ele demora mais de uma hora para carregar totalmente mesmo com o uso do Fast Charging.
Enfim, se você é fã de celulares grandes e busca por um que tire ótimas fotos, é rápido e tem áudio excelente, o Galaxy S23 Ultra é um grande investimento, mas vale a pena.
Ficha Técnica
Display: 6,8 polegadas, 114,3 cm²
Sistema Operacional: Android 13, One UI 5.1
Processador: Octa-core 3,36 GHz
Resolução: 1440 x 3088px
Capacidade: 256 GB + 8/12 GB RAM, 512 GB + 12 GB RAM, 1 TB + 12 GB RAM
Câmeras:
Principal- 200 MP, abertura f/1.7;
Ultrawide- 12 MP, abertura f/2.2, 120°;
Teleobjetiva 1- 10 MP, f/4.9, zoom óptico 3x;
Teleobjetiva 2- 10 MP, f/2.4, zoom óptico 10x;
Selfies- 12 MP, abertura f/2.2;
Vídeos- até 8K a 30 fps.
Dimensões: 163,4 x 78,1 x 8,9 mm
Capacidade de carga: 5.000 mAh;
Recarga: até 45 W com fio, 15 W sem fio.
Peso: 234 gramas
Preço: R$ 5800,00