Qualidade do sono: veja dicas para decorar o quarto e dormir melhor
Arquiteta ensina a montar um quarto à prova de insônia com dicas simples e ótimas para um sono de qualidade
atualizado
Compartilhar notícia
A hora de dormir pode ser um desafio para muitas pessoas. O momento, que deveria ser de descanso e relaxamento, acaba se tornando uma angústia para 65% dos brasileiros, que têm dificuldades relacionadas ao sono, como a insônia.
Mas existem táticas que podem ajudar a amenizar esse problema. Entre eles estão a alimentação balanceada, a prática de exercícios, os chás calmantes, a meditação… e até a neuroarquitetura! Isso mesmo!
Até a forma de arrumar o quarto influência diretamente na qualidade do sono. A arquiteta e urbanista Rafaela Costa explica que os ensinamentos da neuroarquitetura ajudam a criar um ambiente propício ao sono e bem-estar.
“A iluminação, a escolha dos móveis, das cores, dos tecidos e até mesmo aquela ‘baguncinha’ têm efeito sobre nosso bem-estar e interferem diretamente na qualidade do nosso sono”, diz a profissional.
Veja a seguir dicas de neuroarquitetura para melhorar a sua qualidade de sono:
Acerte nas cores
Um quarto confortável e acolhedor para induzir ao sono deve ser, em primeiro lugar, relaxante. Por isso, a escolha das cores é fundamental. As mais vibrantes, como tons de vermelho e laranja, normalmente dão maior sensação de agitação, por isso não são ideais. Já tons de azul e verde podem ser muito bons para o sono.
“Alguns estudos de cromoterapia definiram o azul como o tom mais relaxante. Ele tem relação, inclusive, com a diminuição da frequência cardíaca. Tons de verde também são ótimas opções e ajudam a deixar os ambientes mais frescos”, ensina.
Quanto menos luz, melhor
O segundo ponto a observar é a iluminação. “Assim como a luz natural durante o dia contribui para nosso bem-estar, a escuridão durante a noite é essencial. Ela ajuda o corpo na liberação de melatonina, o hormônio que diz ao nosso corpo que chegou a hora de dormir. Portanto, aposte em cortinas que tenham efeito blecaute e lance mão de uma iluminação quente, esqueça as lâmpadas brancas”, orienta Rafaela.
Leia a matéria completa e veja todas as dicas no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles
Confira nossa seleção de itens para deixar o quarto à prova de insônia:
Cortina Blackout PVC, da Show Home
Lâmpada Smart EWS 410 com 16 milhões de cores, da Intelbras
Jogo de lençol casal padrão, da Grid
Cobertor de casal liso microfibra soft, da Zafina
Tapete felpudo classic bege, da Casa Dona