Pele segura! Lista com 9 protetores solares para uso diário
O Metrópoles selecionou alguns produtos que ajudam a reduzir manchas, retardar o envelhecimento e prevenir contra doenças
atualizado
Compartilhar notícia
Engana-se quem pensa que os protetores solares devem ser usados apenas naqueles dias de sol, praia ou piscina. Os produtos, além de ajudar a reduzir manchas, retardar o envelhecimento e prevenir contra doenças como o câncer, têm evoluído a cada ano e muitos deles já são indicados para uso diário, inclusive em períodos nublados e chuvosos.
Para você ter uma ideia, com apenas 20 minutos de exposição aos raios UV (ultravioleta) a hidratação da pele já começa a reduzir e pode sofrer efeitos negativos.
Entre a grande variedade de protetores disponíveis no mercado, é importante observar o FPS (fator de proteção solar), a indicação para o tipo de pele e avaliar se ele é resistente à água e suor. Deste modo, o usuário conseguirá se proteger melhor contra efeitos nocivos dos raios solares ultravioletas A e B (UVA e UVB) e luzes artificiais.
- UVB: atinge a camada mais superficial da pele, provocando queimaduras e vermelhidão. O Fator de Proteção Solar protege contra eles (exemplo: se for FPS 50, protege 50 vezes mais).
- UVA: atinge camadas mais profundas, provocando o envelhecimento precoce da pele e danos irreversíveis, como o câncer de pele. Fator de Proteção Ultravioleta A protege contra eles (exemplo: se for FPUVA 10, protege 10 vezes mais).
Um cuidado necessário
Apesar da importância e da prevenção possibilitada pelos protetores, os brasileiros ainda não tomam os cuidados necessários. De acordo com dados de pesquisa realizada pelo Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 63,05% não usa loção solar.
Com essa alta preocupação, as empresas farmacêuticas têm investido em novas fórmulas para facilitar o uso e ajudar a proteger ainda mais a pele dos consumidores. A nova linha de protetores Umbrella, da família dermatológica Medihealth, da Megalabs, é um bom exemplo de produto inovador. “Os novos protetores solares oferecem benefícios adicionais com soluções inovadoras para reforçar ainda mais a proteção da pele”, explica a farmacêutica Renata Liberato, gerente de Treinamento e Assuntos Científicos da Megalabs.
Os produtos são certificados pela Skin Cancer Foundation, entidade científica americana independente com um comitê de fotobiologia reconhecido internacionalmente. De um modo geral, a proposta das novas fórmulas da marca é conseguir atender os diferentes perfis de consumidores.
Agora, confira nove protetores solares que o Metrópoles encontrou indicados para os mais diferentes tipos de pele.