Pegue a taça: cinco vinhos tinto suaves para beber em 2021
A bebida harmoniza com aperitivos e digestivos. A lista traz marcas como Pérgola, Quinta do Morgado e Aurora. Confira a seguir
atualizado
Compartilhar notícia
Delicado, adocicado e digno de uma lenta degustação. O vinho tinto suave está entre as bebidas alcoólicas favoritas de iniciantes, que preferem algo mais equilibrado. Fácil de beber, ele agrada boa parte dos paladares e se torna um aliado na hora de maratonar séries e apreciar pratos com queijo, azeitona e salame. De olho na descontração dos enófilos, o Metrópoles selecionou cinco vinhos tintos suaves para experimentar em 2021.
Ideal para proporcionar relaxamento após um dia cheio, o vinho suave acompanha bem aperitivos e digestivos. Assim, harmoniza com massas e queijos leves. Por isso, ele foi apelidado de “vinho redondo”, pois não sobra nada na boca. Para escolher a melhor opção, características como a origem, teor de álcool, temperatura e volume devem ser levados em conta. A lista traz marcas como Pérgola, Quinta do Morgado e Aurora.
Como escolher melhor?
Para realizar a melhor escolha do produto, é importante conhecê-lo. Dessa maneira, antes de comprar o vinho, basta ler o rótulo e observar itens como tipos de vinho (tinto, branco ou rosé), origem, teor alcoólico, temperatura de consumo e o volume da garrafa.
O vinho tinto, por exemplo, é o mais escuro e tradicional. Ele é feito com uvas comuns de espécies americanas como a Niágara, Concord, Herbermont, Isabel e outras. Assim sendo, harmoniza bem com massas leves ou churrasco.
Origem
Há várias produções da bebida ao redor mundo, mas o Brasil também se destaca na fabricação de vinhos suaves de qualidade. O processo se concentra majoritariamente no Vale dos Vinhos, região do sul do país, e chama atenção pelo bom custo-benefício ao consumidor.
Ano de safra
O ano de safra do vinho mostra quando a colheita das uvas utilizadas na produção da bebida foi feita. A maior parte dos vinhos deve ser consumida jovem, entre um e três anos. Porém, os vinhos de reserva são opções especiais do mercado, pois realçam o sabor com sete anos.
Também existem os vinhos não safrados, produzidos a partir de uma mistura de uvas de diferentes safras. Esse processo ajuda a preservar as características da fruta por mais tempo.
Temperatura
A informação sobre a temperatura de consumo do vinho geralmente vem na garrafa do produto, mas pode se considerar a recomendação para cada tipo. Para os vinhos tintos, a temperatura de consumo segue a da adega, entre 12 e 16 °C.
Teor alcoólico
A quantidade de álcool também consta no rótulo. Em geral, o vinho tinto suave contempla graduação variando entre 8% e 12%.
Seco ou suave?
Segundo o decreto nº 8.198, de 20 de fevereiro de 2014, da Legislação Brasileira, o vinho suave, ou doce, é feito com um acréscimo de no mínimo 25 gramas de açúcar por litro. A bebida é elaborada com uvas mais simples, adição de açúcar de cana, beterraba e até do suco de uva concentrado.
Por outro lado, o vinho classificado como “seco” contém até 4 gramas da própria fermentação da uva. O líquido é produzido a partir de uvas nobres, como Cabenet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. No processo de esmagar e fermentar, não se adiciona açúcar ao vinho, e a glicose presente na fruta é transformada em álcool.
Veja cinco vinhos tintos suaves para degustar neste ano:
Vinho tinto suave - Pérgola
- Marca: Pérgola
- País de origem: Brasil
- Ingredientes: seleção de uvas
- Tipo: suave
- Aroma: frutas vermelhas e frescos
- Sabor: equilibrado, doce e harmonizado
- Graduação alcoólica: 10,2%
- Volume: 1 litro
- Produtor: Vinícola Campestre LTDA
Vinho tinto suave - Quinta do Morgado
- Tipo: tinto mesa suave
- Volume: 750 ml
- Cor: violáceo profundo
- Aromas: frutas vermelhas.
- Sabor: equilibrado, doce, persistente
- Combina: massa com molho vermelho, hambúrguer, pizza, peixes e frango grelhados
- Temperatura de serviço: 10 a 14ºC
Vinho tinto suave - Periquita
- Safra: 2018
- Volume: 750 ml
- Peso: 1.200 g
- Região: Península de Setúbal
- Composição: 50% castelão, 38% trincadeira e
- 12% aragonês
- Teor alcoólico: 13%
- Cor: vermelho rubi
- Aroma: frutos vermelhos, floral e eucalipto
- Paladar: frutado, equilibrado, boa acidez e taninos suaves
- Corpo: médio
- Temperatura ideal: 12ºC e 14ºC
Vinho tinto suave - Casa Valduga Naturelle
- Volume: 750 ml
- Sabor: blend
- Safra: NV
- Aroma: frutas frescas
Vinho reserva tannat - Aurora
- Volume: 750 ml
- Safra: NV
- Sabor: uva tannat