Pediatra explica benefícios gerais dos quebra-cabeças às crianças
Segundo levantamento da Euromonitor Internacional, os jogos analógicos tiveram um crescimento de quase 20% nas vendas só em 2020
atualizado
Compartilhar notícia
Durante a infância, o cérebro se desenvolve mais em termos estruturais. Assim, o período é fundamental para o ser humano aprender habilidades que utilizará durante todas as fases da vida. E os jogos lúdicos têm o objetivo de transmitir ensinamentos de forma divertida, interativa e saudável. Por esse motivo, o Metrópoles traz sete opções de quebra-cabeças especialmente para o mundo kids.
Apesar de a infância estar mais conectada, com a utilização precoce de tablets, celulares e computadores, os jogos analógicos ainda são relevantes. Prova disso é que, segundo levantamento promovido pela Euromonitor Internacional, os jogos de tabuleiro tiveram um crescimento de 17,82% nas vendas só em 2020.
Benefícios
Pediatra do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, Cyntia Sabioni explica que o aumento pela procura dos players ocorre devido aos benefícios trazidos pelos puzzles e ao home office. “Ao trabalhar em casa, os pais dispõem de mais tempo para brincar com os filhos. E os melhores modelos de jogos para a infância são os de memória e quebra-cabeça, que auxiliam no desenvolvimento geral da criança.”
Ainda segundo Cyntia, os passatempos estimulam evoluções nas condições motoras, cognitivas e, também, de memória. Além desses ganhos, os puzzles são fundamentais para:
- Melhora da capacidade de resolução de problemas.
- Aumento da percepção.
- Estímulo do relaxamento.
- Maior oportunidade de relação com outros indivíduos.
Confira sete jogos educativos disponíveis no mercado atual: