Outubro Rosa: cinco livros sobre a luta contra o câncer de mama
Sem intimidar, as obras ensinam até como pessoas próximas da paciente podem ajudá-la a passar pelo processo
atualizado
Compartilhar notícia
Outubro é um mês diferente. Desde de 2002, o período ficou conhecido como Outubro Rosa, que acende o alerta mundial para a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A patologia pode acometer tanto mulheres quanto homens. Levando em consideração que se informar também é prevenir, o Metrópoles selecionou cinco obras inspiradoras para enfrentar a luta contra a doença.
A condição de neoplasia gera aflições, mas não coloca um ponto final na história. Sem intimidar, os livros ensinam até como as pessoas próximas da paciente podem ajudá-la a passar pelo processo, bem como a melhor forma de conviver com a situação. Títulos como Cadê Seu Peito, Mamãe?, Como Estamos? e Força na Peruca compõem a lista e mostram que quem está passando pelo processo não está sozinho.
Câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama. Assim, elas formam um tumor com potencial de se espalhar para outros órgãos. A neoplasia também acomete homens, porém, representa apenas 1% do total de casos da doença.
No ano de 2014, o câncer de mama foi o tipo mais frequente da doença em mulheres no Brasil e no mundo, segundo dados divulgados pelo Inca. Ele também foi responsável pelo maior número de mortes em decorrência do câncer em mulheres no mesmo ano.
Sintomas
A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) afirma que os sintomas do câncer de mama são variados. Nesse sentido, podem incluir:
- Nódulo palpável endurecido no seio (associado ou não à dor).
- Nódulo palpável na axila (linfonodo).
- Alterações na pele da mama (pele em “casca de laranja”).
- Saída de secreção pelo mamilo.
Alerta
Para a saúde das mamas, as mulheres devem ter acesso à informação sobre a doença e o autoexame, além de consulta médica com especialista (mastologista) para exame clínico anual e mamografia todos os anos em todas as mulheres acima dos 40 anos de idade.
Informar-se também é prevenir e pode amenizar efeitos colaterais. Confira:
Cadê Seu Peito, Mamãe?, por Ivna Chedier Maluly – Editora Escrita Fina
O livro conta a experiência vivida pela autora Ivna Maluly quando descobriu um tumor maligno, em 2008. Com muita delicadeza, mostra como ela e o pequeno filho, Elias, lutaram juntos contra o câncer de mama. Afinal, muitas mães não sabem como lidar com as perguntas da criança nem como falar sobre o assunto.
Convivendo com o Câncer, por Chantal Chevalier-Martinelli – Editora Larousse
A produção se trata de um guia com o objetivo de esclarecer os leitores sobre a doença, processos, tratamentos e efeitos, além de oferecer conselhos práticos tanto para pacientes como para as pessoas que vivem próximas. A obra conta com um capítulo especial chamado “Dúvidas mais frequentes”, no qual são respondidas as perguntas mais comuns que os médicos ouvem nos consultórios.
Como Estamos? O Desafio do Câncer de Mama, por Sabrina Rossi Perez Chagas – Editora DOC Content
O título traz diálogos da doutora Sabrina Chagas, oncologista clínica, e o pai, diagnosticado com câncer de mama. O texto é um relato sincero, emocionante e envolvente sobre a experiência do câncer entre dois médicos.
Força na Peruca: Tragédias e Comédias de um Câncer, por Mirela Janotti
A autora Mirela Janotti estava desempregada e separada quando descobriu que estava com câncer. Ela retirou os dois seios, passou por oito sessões de quimioterapia e 25 de radioterapia. No livro, ela conta como tentou levar uma vida normal, sem se sentir ou agir como doente.
Esperança Contra o Câncer – A Mente Ajuda o Corpo, por Walter Weber – Editora Europa
O doutor Walter Weber oferece na obra, a partir de mais de 35 anos de experiência no tratamento de milhares de pacientes portadores de câncer, informação científica atualizada, compreensível para o leigo, muita esperança e coragem.
Principais serviços de oncologia na capital federal:
Rede pública | Sistema Único de Saúde (SUS)
- Hospital de Base (HBB): SMHS, Área Especial, Quadra 101 – Asa Sul – Brasília (DF). Contato: (61) 3550-8749.
- Hospital Regional de Taguatinga (HRT): Área Especial 24 – Taguatinga – Brasília (DF). Contato: (61) 3322-2017/1723.
- Hospital Universitário de Brasília (HUB): Setor de Grandes Áreas Norte Quadra 605, Asa Norte – Brasília (DF). Contato: (61) 2021-5000.
Rede particular
- Instituto de Câncer de Brasília (ICB): SEUPS Entrequadra 710/910, Conjunto A, Sala 104, Edifício Vital – Asa Sul – Brasília (DF). Contato: (61) 3030-1900.
- Hospital Sírio Libanês: SGAS Quadra 613, s/n, Lote 94 – Asa Sul – Brasília (DF). Contato: (61) 3044-8888.
- Hospital Brasília: SHIS QI 15, Conjunto G – Lago Sul – Brasília (DF). Contato: (61) 3704-9000.