Olheiras: dermatologistas ensinam como tratar os diferentes tipos
Para tratar as olheiras, primeiro é fundamental identificar quais podem ser as suas causas. Especialistas explicam
atualizado
Compartilhar notícia
Você certamente já precisou lidar com o desconforto gerado pelas olheiras. Elas são as principais responsáveis por conferir um aspecto cansado ao rosto. Mas, em muitos casos, mesmo uma excelente noite de sono pode não ser suficiente para dar fim aos círculos escuros ao redor dos olhos. Isso porque as olheiras têm diversas causas que vão muito além da falta de sono.
“Pessoas cujo os pais possuem olheiras, por exemplo, têm mais chances de apresentarem o problema durante a vida. Além disso, como a área dos olhos é a região mais fina e sensível do rosto, os maus hábitos também contribuem para o aparecimento dessas alterações, como sono inadequado, alimentação desbalanceada e falta de hidratação cutânea”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Então, antes de tentar dormir mais ou apostar em procedimentos aleatórios para acabar com as olheiras, é importante identificar qual a causa dessas alterações e, só então, investir no tratamento mais eficaz para cada uma delas.
Olheira pigmentar
As olheiras pigmentares são aquelas que possuem coloração acastanhada, sendo causadas devido ao acúmulo de melanina na área dos olhos, que é o pigmento responsável pela coloração da pele. “Podemos tratar as olheiras com peelings que possibilitam o clareamento da área abaixo dos olhos, realizados em sessões semanais ou quinzenais”, afirma Paola.
Os cosméticos clareadores também são uma excelente opção no tratamento das olheiras pigmentares. “É importante também evitar o hábito de esfregar excessivamente os olhos, seja por alergias ou na hora de retirar a maquiagem. Isso porque esse ato, quando realizado de maneira constante, pode levar a uma inflamação do local. A consequência é uma hiperpigmentação pós-inflamatória e escurecimento da região dos olhos”, alerta Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS.
Confira a matéria completa no site Saúde em dia, parceiro do Metrópoles
Veja nossa seleção de produtos pensados para o tratamento das olheiras: