No Dia Mundial do Vegetarianismo, saiba mais sobre esse estilo de vida
Pessoas que adotam esse tipo de dieta reforçam que a alimentação sem carne acaba influenciando diretamente na qualidade de vida
atualizado
Compartilhar notícia
Comemorado neste 1º de outubro, o Dia Internacional do Vegetarianismo, surgiu com o objetivo de conscientizar sobre o consumo de proteínas de origem animal ao redor do mundo.
De acordo com um estudo recente divulgado pela consultoria PwC, estima-se que 25 milhões de brasileiros se consideram veganos ou vegetarianos. Ainda segundo a pesquisa, o país está em busca de opções alternativas de proteínas para levar à mesa dos consumidores. Atualmente, a produção nacional é responsável por fabricar mais de 54 mil toneladas de proteínas alternativas – de origem vegetal – e até o final de 2023 deve alcançar o registro de 23 toneladas de produtos.
E se você deseja diminuir o consumo de carne ou ainda mudar sua alimentação, vale acompanhar as redes sociais da Sociedade Vegetariana Brasileira. “Ser vegetariano é mais fácil do que parece. Se você nunca considerou esta possibilidade e não consegue pensar em aderir, comece com a Segunda Sem Carne. Mas tenha certeza de que não é tão difícil quanto parece, é surpreendentemente delicioso, aumenta (em vez de diminuir) o seu repertório de pratos, culinárias e alimentos e, mais importante ainda, é o melhor que você pode fazer pela sua saúde, pelos animais, pelas pessoas e pelo meio ambiente”, anuncia o site oficial da SVB. Outra alternativa é a dieta flexitariana, em que há uma diminuição no consumo de alimentos de origem animal, mas as pessoas não deixam de consumir definitivamente esses alimentos.
Confira uma receitinha vegetariana fácil de fazer e que fica pronta em 20 minutos:
Couve-flor de frigideira
Ingredientes
1 couve-flor em buquês
Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho fatiados
1 cebola picada
3 tomates sem sementes em cubos
1/2 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
1/2 xícara (chá) de tomates cerejas fatiados
2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
Modo de preparo
Cozinhe a couve-flor em água fervente com sal por 4 minutos ou até ficar al dente. Escorra e reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira larga, em fogo médio, e doure o alho. Acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Adicione o tomate, sal, pimenta e orégano. Cozinhe por 5 minutos, mexendo de vez em quando, ou até o tomate desmanchar. Misture a couve-flor, tampe e cozinhe por 3 minutos. Espalhe o queijo, o tomate cereja e o manjericão. Tampe e cozinhe por mais 2 minutos ou até o queijo derreter. Sirva a couve-flor de frigideira em seguida.
Tempo: 20min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil
Veja a seleção do Metrópoles para quem quer dar os primeiros passos como vegetariano: