Leitura pode ajudar a combater depressão e ansiedade! Veja dicas
Além de aliviar os sintomas de ambos os problemas, ler um livro também pode ajudar em muitas outras situações
atualizado
Compartilhar notícia
Depressão e ansiedade são transtornos que merecem atenção e precisam de tratamento. Por isso, realizar consultas com especialistas e fazer terapia, por exemplo, são atitudes essenciais. Mas você sabia que ler livros também pode ajudar a combater esse problema?
Sim, isso mesmo! A leitura pode funcionar como uma ferramenta importante para o tratamento de ambas as doenças, pois possui função terapêutica e pode ajudar a reduzir os sintomas. Não à toa, a leitura foi um recurso bastante usado pelas pessoas durante o período de isolamento social para manter a mente saudável.
Mas como fazer isso? Veja a seguir algumas dicas de William Costa, fundador de uma rede social ligada ao universo dos livros:
Torne a leitura um hábito
Às vezes, é difícil encontrar um tempo por dia ler… No entanto, a leitura de poucas páginas todos os dias já pode fazer maravilhas pela sua saúde mental, sabia? Entre as vantagens de ler um livro estão: o estímulo de emoções, o alívio de angústias pessoais, o exercício da empatia através da identificação com personagens, além da ajuda para enxergar a vida de novas maneiras.
Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles
Veja nossa seleção de livros para iniciar o hábito da leitura:
O poder do hábito, por Charles Duhigg
Cidade dos ossos, por Cassandra Clare
Coração de Aço: Livro I da série Executores, por Brandon Sanderson
Eu tenho sérios poemas mentais, por Pedro Salomão
As cinco linguagens do amor, por Gary Chapman
O melhor das comédias da vida privada, por Luis Fernando Veríssimo
Os crimes ABC, por Agatha Christie