Hora do skincare! Lista traz 7 produtos para dar adeus a espinhas e cravos
Para combater ou tratar a acne, é preciso fazer o uso de produtos específicos, além da limpeza correta e diária. Veja dicas!
atualizado
Compartilhar notícia
Frequente na adolescência, mas não tão incomum na fase adulta. A acne nada mais é do que um conjunto de espinhas e cravos que surgem por causa de um processo inflamatório. A inflamação acontece nas glândulas sebáceas, estruturas responsáveis por lubrificar a superfície da pele e armazenar os pelos.
Para evitar ou tratar a acne, dermatologistas recomendam produtos específicos. O Metrópoles reuniu os mais indicados em 2020.
Graus e tipos de acne
A acne se dá em razão do bloqueio dos pelinhos por óleo e células mortas da pele. Gerando bastante incômodo, espinhas e cravos tendem a aparecer mais no rosto. Mas também podem sair nas costas, ombros e peito.
- 1: mais leve, com “cravos” abertos ou fechados;
- 2: lesões dolorosas, avermelhadas e elevadas, podendo ter secreção amarelada no seu interior;
- 3: lesões nodulares, podendo ter pus no seu interior;
- 4: lesões maiores e com grande saída de secreção. Tendência à formação de cicatrizes;
- 5: grande processo inflamatório na pele, com possibilidade de febre e mal-estar. Grande chance cicatricial.
Tratamento
O ideal é que a acne seja tratada o mais rápido possível. E deve-se levar em consideração o grau da lesão e o tipo de pele. Pois a ideia é preservar, ao máximo, a saúde da pele e psicológica. Afinal, nem todo mundo enfrenta o processo da mesma forma. Algumas pessoas, inclusive, tendem a se desligar de momentos sociáveis por questões estéticas.
Na pele, a higiene adequada deve virar rotina, é o que afirma o médico dermatologista doutor Eugênio Reis, Hospital Brasília, Lago Sul. Porém, a limpeza excessiva é uma vilã. O recomendável é fazer o processo 2 vezes ao dia com sabão neutro. “O produto deve remover o excesso do sebo produzido, mas não a ponto de causar ressecamento e tornar a pele irritada”, destaca o dermatologista.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é importante evitar cosméticos que aumentem a oleosidade da pele. E, quando tomar sol, se expor de maneira cautelosa, com proteção solar e nos horários corretos.
Cravo branco x cravo preto x espinha
Branco: glândula sebácea obstruída com orifício fechado;
Preto: glândula sebácea obstruída com orifício aberto;
Espinhas: glândulas sebáceas vermelhas, inflamadas, infectadas e, algumas vezes, cheias de pus.
Dica: além da limpeza com produtos específicos, recomenda-se lavar as mãos com frequência e evitar tocar o rosto sem precisar. Não esfregar a pele nem espremer espinhas para não ficar cicatrizes também estão na lista. Para fechar, dependendo do caso, o acompanhamento médico é fundamental.
Veja os 7 produtos de linhas específicas mais recomendáveis para combater a acne: