Guia de cuidados na praia: 7 dicas para aproveitar o sol, mar e areia
Saiba quais medidas tomar para curtir a praia e não colocar sua saúde em risco
atualizado
Compartilhar notícia
A praia é destino certo para grande parte das pessoas nas estações mais quentes do ano, afinal, não há nada melhor do que um dia de sol, areia e mar.
No entanto, a exposição constante à radiação solar, ao calor, vento e à água salgada podem impactar significativamente o organismo, sendo importante então adotar cuidados para que a diversão não se torne um pesadelo.
Confira abaixo algumas dicas para sair ileso após um dia na praia:
Mantenha-se hidratado
A hidratação do organismo é um dos cuidados mais importantes para aproveitar um dia na praia sem complicações. “A exposição prolongada ao sol pode desencadear a desidratação”, explica a médica Caroline Reigada, especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
“O melhor é consumir água engarrafada ou mineral. Mas o cuidado pode ser complementado com outros líquidos como sucos e chás, além de alimentos como frutas e vegetais”, aconselha a nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.
Atenção ao que se come
Na praia, vale a pena redobrar a atenção com a qualidade dos alimentos para prevenir uma possível intoxicação alimentar. “Alimentos de composição e procedência desconhecidas, preparados fora das normas básicas de higiene e mal embalados ou acondicionados, possuem risco de contaminação, principalmente na praia, já que as altas temperaturas favorecerem as contaminações. Na dúvida, o melhor é optar por alimentos industrializados, embalados, dentro da validade”, diz Marcella.
“Alimentos como limão, laranja e caju contêm fitoácidos na casca que, quando em contato com a pele exposta ao sol, podem causar queimaduras e manchas, o que é chamado de fitofotodermatose. Então cuidado ao manusear esses alimentos”, alerta a dermatologista Paola Pomerantzeff.
Hidrate a pele
A hidratação tópica também deve ser reforçada após um dia na praia, pois ficamos mais expostos a fatores climáticos como o vento, o sol e o calor que podem favorecer o ressecamento da pele.
Logo, após um dia na praia, aposte no uso de produtos formulados com ativos que reestabeleçam as defesas naturais do tecido cutâneo e que possuam ação calmante.
Não se esqueça da fotoproteção
Na praia, a fotoproteção da pele é indispensável. “O protetor solar deve ter fator de proteção solar (FPS) de, no mínimo, 30. Além disso, procure produtos próprios para o seu tipo de pele. Existem produtos específicos para a pele oleosa, seca, sensível, com cor e sem cor e por aí vai”, recomenda a dermatologista Cintia Guedes.
Lembre de reaplicar o produto sempre que entrar no mar.
Cuide também dos cabelos
Não é só a pele que sofre após um dia na praia. “O sal do mar, assim como os produtos usados para manter a qualidade da água nas piscinas, causa ressecamento dos fios, o que fica ainda mais intenso durante o verão devido à exposição ao calor, à baixa umidade, ao vento e à radiação UVA e UVB, que contribuem ainda mais para o ressecamento. Além disso, quando somos expostos a esses agressores, a cutícula dos fios é danificada, o que faz com que os cabelos fiquem mais vulneráveis e percam proteínas, resultando em fios frágeis, quebradiços e ressecados”, diz Cintia.
Procure molhar os fios com água doce antes de entrar no mar. “As cutículas dos cabelos se abrem e ficam encharcadas de água, sem deixar espaço para que o sal do mar ou os produtos das piscinas entrem nos fios, o que contribui para a manutenção da cor dos cabelos. Já no final do dia, invista na hidratação” recomenda a médica.
Atenção com a areia
Na praia, é importante redobrar o cuidado com a higienização e evitar o contato com a areia suja. Caso você esteja com machucados abertos, fique ainda mais atento para prevenir a contaminação por microrganismos.
Atente-se à temperatura
Ir à praia em dias muito quentes pode ser um problema para pessoas que sofrem com certas condições de saúde. “O calor e a exposição prolongada ao sol podem elevar a temperatura corporal, provocando uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode causar redução da pressão arterial”, diz a médica Caroline.
A vasodilatação gerada pelo calor também é um problema para quem sofre com rosácea. “A rosácea é uma doença inflamatória e crônica caracterizada pelo aumento do número de vasinhos na pele, gerando vermelhidão. Logo, quem sofre com o problema deve evitar a exposição ao sol e ao calor, que pode piorar severamente o quadro de vermelhidão”, explica a dermatologista Paola.
Nesses casos, o ideal é evitar ir à praia nos horários mais quentes do dia e, se for, permanecer na sombra e em locais mais frescos.
Veja nossa seleção de itens e aproveite para se divertir na praia: