Girl Power: sete livros de mulheres inspiradoras para ler nas férias
A seleção de obras traz histórias de empoderamento feminino para começar 2022 com boas doses de motivação
atualizado
Compartilhar notícia
Livros que contam histórias de pessoas reais são fontes poderosas de inspiração. Em especial quando as páginas das obras registram vivências que motivam, a fim de transformar sonhos em realidade e conquistar objetivos. O empoderamento feminino está presente tanto no conteúdo quanto na vida das escritoras. Por isso, o Metrópoles selecionou sete títulos para curtir durante as férias de 2022.
A partir dos enredos, é possível conhecer por exemplo a trajetória da cantora argentina que se tornou ícone da democracia na América Latina. Além disso, o leitor fica frente a frente com a história da faxineira brasileira que ganhou a internet e virou porta-voz de empregadas domésticas e de outras mulheres. Confira a lista:
Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes, por Elena Favilli e Francesca Cavallo | Editora Planeta
Terceiro volume da série best-seller do The New York Times, essa obra contém cem biografias de mulheres que deixaram os países em que nasceram e que transformaram o mundo em novos lares.
Mercedes Sosa – A Voz da Esperança, por Anette Christensen | Editora Um Livro
Apelidada de A voz dos sem voz, Sosa se tornou um ícone da democracia e uma amada mãe da América Latina. Mercedes Sosa – A Voz da Esperança retrata a extraordinária vida e carreira de Sosa e traça um perfil psicológico que traz uma percepção sobre o caráter e as ações da artista. Além disso, revela como a criação, o ambiente político e as aflições pessoais a moldaram.
O Silêncio e o Grito, por Thelma Miguel | Editora Pendragon
Os poemas da obra vão da suavidade e paixão à indignação e tristeza profunda pela catástrofe que atingiu o mundo atual. Ela reflete a transparência das emoções e o descortinar das verdadeiras faces da humanidade, retratadas em versos e arremessadas à alma. Médica, poetisa e escritora, Thelma Miguel encontrou na escrita uma forma de lidar com a dor da perda da mãe pelo Alzheimer e uma nova fase de vida, a de ser avó.
Transforme sua Vida e Inspire Pessoas, por Jô Zanardini | Editora própria
Colchão de palha, armário de caixa de papelão, roupas doadas e muitos sonhos. Criada pelos avós, Jocinéia Zanardini desejava cursar Direito e se tornar uma vencedora. Ela saiu do interior, passou por apertos financeiros e, mesmo depois de graduada, lutou muito para concretizar os objetivos. Hoje, ela atua como advogada e procuradora, além de manter investimentos no mercado imobiliário.
Minha Vida Passada a Limpo, por Veronica Oliveira | Editora Latitude
“Eu não terminei como faxineira, eu comecei.” A frase marcante é da inspiradora digital Veronica Oliveira, do perfil Faxina Boa. Entre a própria história de vida e o relato de superação, a escritora abre um diálogo necessário sobre a valorização da atividade doméstica. Mãe de três filhos, negra e com origem na periferia de São Paulo, Veronica narra como decidiu que a porta para uma nova vida seria por meio da faxina.
Independência Financeira, por Adélia Glycerio | Editora Jardim dos Livros
Ex-frentista e balconista, Adélia Glycerio é advogada e pós-graduada em Direito Civil, Direito do Trabalho, Processo Civil e do Trabalho e com especialização em Direito Imobiliário. Defensora da independência financeira das mulheres, ela reúne conhecimentos técnicos, experiências e conquistas para conduzir as leitoras ao sucesso, independentemente do saldo bancário ou conhecimento em finanças pessoais.
Prazer em Ser Humano, por Maria Paz | Editora Uiclap
Como engenheira, Maria Paz chegou ao máximo grau acadêmico para melhorar a vida das pessoas de forma prática. Atuou por mais de duas décadas no ensino e pesquisa por melhores condições de trabalho e de desenvolvimento ambientalmente sustentável. Em Prazer em Ser Humano, a autora une o clássico ao contemporâneo para despertar a capacidade inata do leitor para significar com verdade, criatividade e amor.