Gestão humanizada? Obras explicam o que é e como transformar empresas
Um estudo do Projeto Empresas Humanizadas no Brasil revelou que a estratégia agrada mais a clientes e colaboradores
atualizado
Compartilhar notícia
Humanização. É nesse ponto que as empresas atuais anseiam focar. Afinal, o novo modelo de gestão está preocupado com o bem-estar dos profissionais, que buscam o equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira. Mas, com a pressão do dia a dia, a busca por resultados pode acabar impactando os relacionamentos internos e até mesmo desmotivando colaboradores. Atento à gestão humanizada, o Metrópoles elencou cinco livros para transformar o ambiente corporativo a partir de 2022.
Um estudo do Projeto Empresas Humanizadas no Brasil revelou que empresas humanizadas agradam mais a clientes e colaboradores. De acordo com a pesquisa, há uma satisfação 240% superior por parte dos clientes, e níveis 225% maiores de bem-estar entre os colaboradores. Além disso, em um período de pouco mais de 15 anos, as corporações que adotaram o modelo alcançaram mais que o dobro de rentabilidade financeira.
Gestão humanizada
O modelo de gestão considera a subjetividade dos colaboradores, ou seja, eles como seres humanos. Dessa forma, particularidades, desejos, expectativas e dificuldades de cada profissional são levadas em conta para o desenvolvimento de um ambiente saudável na empresa, mesmo com metas a serem batidas. A gestão humanizada parte de um relacionamento mais flexível com os funcionários. Para isso, é preciso conhecer quem trabalha ao lado, para criar laços de confiança e companheirismo na equipe.
Importância
A estratégia visa a transformar o clima interno nas empresas, aumentando o engajamento dos colaboradores, retendo os talentos e melhorando a produtividade. Em uma sociedade caracterizada pelo individualismo, resgatar o pensamento coletivo se torna essencial. Nas empresas, esse clima pode afetar a saúde dos colaboradores e culminar em diversos males, como depressão, estresse, ansiedade e síndrome de burnout (esgotamento profissional).
Afinal, como as empresas aplicam a gestão humanizada para alcançar resultados? Boa leitura!
Gestão Humanizada, por Marcus de Mario
Um modelo em que valorizar o potencial humano é mais importante do que valorizar o lucro. Até porque pessoas valorizadas naquilo que são estabelece melhor qualidade em todas as operações no mundo do trabalho. A obra mostra que a afetividade, a convivência e a humanização são indissociáveis na gestão humanizada, que tem por objetivo levar a empresa a adotar um novo paradigma, com foco no bem coletivo.
Empresas Humanizadas, por David B. Wolfe, Jag Sheth e Raj Sisodia | Editora Alta Books
Hoje, as grandes empresas são alimentadas por paixão e propósito, não por dinheiro. Elas obtêm mais lucro ajudando todos os stakeholders a prosperar: clientes, investidores, empregados, parceiros, comunidades e sociedade. Atualizado, o livro ajuda a dominar essas novas regras de mercado.
O Valor das Pessoas, por Sandro Gonzalez | Editora Hábito
O autor traz na obra uma visão humanizada sobre o que é liderar e a melhor forma de gerir pessoas. Com uma linguagem acessível, o Valor das Pessoas revela o que realmente importa quando se fala em crescimento saudável. Em pesquisa sobre o Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT), Sandro Gonzalez recebeu o prêmio de CEO mais admirado do Brasil, e a empresa Transpes, sob a gestão do escritor, já foi eleita a melhor do setor de Logística e Transporte. Em 20 anos de prêmio, foi a primeira vez que uma corporação alcançou nota máxima nesse quesito.
O Líder de A a Z, por Marcelo Simonato | Editora Literare Books International
As rápidas mudanças nas comunicações e no ambiente empresarial requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis? Nesse livro, de A a Z, o autor passeia por pequenas pílulas de ensinamentos e algumas doses de motivação. As palavras do alfabeto, a cada capítulo, mostram características encontradas em grandes líderes contemporâneos, contam histórias reais e apontam meios viáveis para alcançar objetivos.
Líder Humano Gera Resultados, por Ligia Costa | Editora Gente Autoridade
A obra ensina como liderar com amor, a partir de ações racionais, com a cabeça, e emocionais, com o coração. A partir do enredo, é possível sair do ego para acessar a alma, conectando-se com o humano, antes de ser líder.