Filhotes saudáveis! Vejam as rações mais indicadas para cachorros pequenos
A alimentação dos animaizinhos devem contar com uma boa variedade de nutrientes. Farmina N&D, Royal Canin e Premier estão entre as melhores
atualizado
Compartilhar notícia
Doguinho saudável, feliz e cheio de energia para explorar ambientes. Quando filhote, o melhor amigo do homem precisa de ração rica em nutrientes. Afinal, eles necessitam ter um crescimento saudável para gastar toda a energia. No entanto, a alimentação dos pets é diferente daquela que é dada aos cachorros adultos e deve levar em consideração algumas características. O Metrópoles elaborou uma lista com as rações mais indicadas para os cãezinhos.
Na hora de escolher a melhor fonte de nutrição canina é indispensável levar em conta a presença de qualquer sensibilidade a algum tipo de comida ou de doenças pré-existentes no animal. Às vezes, o próprio veterinário indica a ração ideal por causa das necessidades do filhote. Para os donos, não há nada mais satisfatório do que ver o cachorrinho ter boa qualidade de vida.
Escolha certa da ração para filhote
O médico veterinário Tainã Braúna, do Hospital StarVet de Brasília, afirma que os fatores que influenciam na escolha da ração vão além da idade, porte e raça. “Durante a decisão, também deve ser observado o estilo de vida do cachorro, o que determina sua demanda energética. Desde que caiba no orçamento, a recomendação é oferecer rações super premiuns. No mercado existem a Standard, Premium e Super Premium, que variam nos valores nutricionais e na digestibilidade”, esclarece o veterinário.
- Standard: apresenta ingredientes de baixo custo e quantidades de proteínas de origem animal e vegetal;
- Premium: dispõe de tecnologias voltadas a melhores resultados voltados a melhores resultados para peles, pelos, trato intestinal, massa muscular e porte do animal;
- Super Premium: tem composição ideal para os animais, com ingredientes selecionados a partir que proporcionam uma absorção acima de 80% dos nutrientes.
Para o profissional, a melhor decisão é oferecer a ração que melhor se adapte ao filhote. “O tipo Super Premium é excelente, porque oferece equilíbrio nutricional, o que é fundamental nas fases iniciais de vida”, explica. Entre as marcas que se destacam no mercado para este segmento, o doutor destaca alguma conhecidas, como Farmina N&D, Royal Canin, Premier, Biofresh, Hill’s e Natural Guabi.
Atenção redobrada
Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pela empresa especializada em nutrição animal Alltech mostrou que o Brasil é o terceiro maior produtor de ração do mundo. Ainda segundo os dados, 2% da produção são para pets.
Na visão do especialista, é fundamental que os donos tenham cuidado com o que coloca nos potes dos cães filhotes. Ele explica que as rações para esse animais devem conter pequenos grãos, que contribuem para a ingestão e fortalecem, a mandíbula.
Braúna ainda esclarece sobre o período ideal para o início do consumo: “A ração é oferecida na fase de desmame do filhote, na sexta semana de vida. Nesta fase, o tutor deve fazer a mudança para a ração seca, umedecendo os grãos para facilitar a mastigação do cachorrinho. A ração deve ser interrompida mediante avaliação do médico veterinário juntamente com o tutor”, finaliza.