Especialista indica 11 produtos para tratar queda capilar excessiva
O estresse e a ansiedade causados pela pandemia pode levar a uma condição chamada eflúvio telógeno agudo, caracterizada pela queda de cabelo
atualizado
Compartilhar notícia
Nos Estados Unidos e no Brasil, alguns pacientes recuperados da Covid-19 relatam queda excessiva de cabelo. O fenômeno não é necessariamente uma das diversas sequelas da doença, mas outra condição conhecida como eflúvio telógeno agudo, caracterizado pela queda capilar três ou quatro meses após um evento ou período traumático para o paciente.
“Na pandemia, e durante a fase de adaptação desse nosso ‘novo normal’ passamos por estresses, angústias, depressões, mudanças de hábitos e rotinas, alterações no sono, mudança na forma de alimentação e ficamos mais expostos e sujeitos ao desconhecido: o próprio coronavírus”, comenta a biomédica e tricologista Giselle Barban.
A condição pode ser notada não só pelo volume de fios que caem diariamente, mas também pela densidade de fios no couro cabeludo. “No caso de queda capilar aguda e excessiva, são propostos protocolos específicos com uso de equipamentos, produtos e nutracêuticos que buscam controlar a queda, melhorar a densidade e estimular o crescimento de novos fios, além de trabalhar também o alívio dos fatores desencadeantes como a ansiedade e o estresse”, explica a especialista.
A pedido do Metrópoles, Giselle elencou 11 produtos que podem ajudar pessoas que notaram queda capilar excessiva. Veja: