Enxoval de maternidade: itens indispensáveis para as boas-vindas do bebê
A mala para a chegada do neném pode ser enxuta ou cheia de itens para cuidados extras, mas, sempre é bom ter em mente o que não pode faltar
atualizado
Compartilhar notícia
A proximidade do parto leva os pais a uma tarefa inadiável: fazer a mala da maternidade. Nesta altura do campeonato é até difícil priorizar o que deve ir para o hospital e o que fica em casa. Afinal de contas, recém-nascidos precisam mesmo de itens como sapatos ou de uma espuma para o banho de banheira?
O Metrópoles listou um kit para a mala da maternidade. Com direito a itens de higiene básica e algumas roupinhas confortáveis, o look eleito para levar a criança para casa é indispensável. Veja:
Conjunto de bodys
Essas roupinhas básicas com abertura em baixo facilitam bastante a troca de fraldas. Para a maternidade, vale levar em torno de seis unidades. O modelo depende da época do ano em que a criança vai nascer: se estiver fazendo frio, opte por peças com mangas longas.
Body infantil ketchup
Body manga longa, da Kiko Baby
Calças ou culotes
Assim como os bodys, as calças (também conhecidas como mijão ou culote) podem exigir algumas trocas diárias. Vale levar seis unidades para a maternidade e a dica é comprar os modelos sem pé, ou com o pé reversível para durar mais tempo.
Kit com três culotes de pé reversível
Macacões
Comumente usados por cima de bodys e culotes, os macacões mantêm o bebê quentinho e podem ser usados durante um dia inteiro, permitindo várias trocas de fralda. Os modelos com zíper do peito ao pé da criança ajudam bastante na hora de mudar a fralda. Para levar à maternidade, seis peças são suficientes.
Macacão carrinhos, da Brandili Baby
Meias
Bebês são propensos à hiportermia e é muito importante mantê-los cobertos, em especial, nos primeiros meses de vida. Caso opte por comprar calças e culotes sem o espaço para os pés da criança, é essencial levar meias para mantê-la aquecida. Seis pares bastam.
Kit com 12 pares de meias para bebês
Casaco com abotoaduras
Outro item essencial para manter a criança aquecida é o casaco. Para facilitar as trocas de fralda, o ideal é adquirir modelos com abotoaduras na frente. Dois modelos são o suficiente para a mala da maternidade.
Casaco Passarinhos, da Up Baby
Toalha de banho
Algumas maternidades oferecem as toalhas a serem usadas pelo bebê, mas vale levar duas toalhas fraldas. O tecido felpudo é revestido, na parte de dentro, por uma fraldinha de pano, o que torna o produto ideal para a pele sensível da criança.
Toalha Girafa, da Minha Casa Baby
Fraldas de pano
A tradicional fraldinha é comumente usada para limpar a boca da criança. Feitas em algodão, ideais para o contato com a pele sensível do bebê, essas fraldas são essenciais para a estadia na maternidade.
Kit com fraldas de boca, da Minasrey
Cobertor ou xale
Um cobertor fofinho ou um xale bem quente são essenciais para bebês, independentemente da estação do ano. Basta uma unidade na mala da maternidade.
Cobertor Sherpa Hearts, da Donna
Manta para bebês
Mais finas que os tradicionais cobertores, as mantas são ótimas para manter o bebê enroladinho da mamada à soneca. Vale incluir duas unidades na mala.
Manta composê flanelada, da Papi Textil
Higiene básica
Alguns itens de higiene são imprescindíveis para um recém-nascido: além das fraldas, sabonete líquido de glicerina e da pomada para assadura (que deve ser recomendada pelo médico), vale levar também cotonetes e bolinhas de algodão para a maternidade.
Para ajudar na troca de fraldas, o ideal é comprar uma garrafa térmica nova que possa ser reutilizada em casa, visto que são itens que duram bem além do desfralde dos pequenos. Para a maternidade, vale também levar uma escovinha de cabelo e tesourinhas de unha.