Dog de dentes limpos! Brinquedos para manter a higiene bucal do animal
O Metrópoles separou opções divertidas para limpar os dentes do cachorro
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como os humanos, os cachorros precisam manter uma boa limpeza dos dentes e das gengivas para evitar doenças e mau hálito. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, aproximadamente 85% dos pet adultos têm algum tipo de problema dentário, desde inchaços na boca e tártaros até gengivas avermelhadas. Além de ser recomendada da escovação diária, alguns brinquedos ajudam a manter a higiene bucal do bichinho em dia.
Os brinquedos antitártaros são muito bons para cachorros filhotes e adultos, que podem gastar muita energia mordendo e, automaticamente, limpando os dentinhos. Veja alguns atributos que devem ser levados em consideração na hora da escolha:
- Material: se atente para o tipo de brinquedo que escolherá para o pet, já que é possível que ele engula. Aqueles produzidos com borracha natural, nylon atóxico e algodão natural são materiais seguros e não farão mal caso ocorra um descuido.
- Tamanho: opte por um modelo que condiz com o tamanho do cachorro, pois pode correr o risco dele engolir ou não conseguir brincar. Para se ter uma ideia, dê preferência por brinquedos de 8 a 11 centímetros para cachorros pequenos; de 12 a 14 centímetros para porte médio; e acima de 14 centímetros para raças grandes ou gigantes.
- Formato: procure variar os brinquedos para que o cachorrinho não enjoe. Por isso, o ideal é ter diversas opções de formatos diferentes, como cordas, bolas, pneus e ossos. Todos ajudam a limpar o dente do pet enquanto ele morde, além de fortalecer a gengiva.
Como você pôde ver, há vários modelos de brinquedos que ajudam a manter a saúde bucal do cachorro em dia. O Metrópoles fez uma lista com os oito melhores acessórios, considerando os atributos que mencionamos acima. Confira.