Dicas para você escolher bons produtos para uma higiene bucal completa
O Metrópoles conversou com o odontologista Marcus Vinícius Boaventura, que explicou o que deve ser observado na hora da compra
atualizado
Compartilhar notícia
Para manter um sorriso bonito e saudável, longe das temidas cáries, tártaros e gengivites, fazer uma boa higiene bucal diária é essencial. Aquela rotina que aprendemos quando criança, como passar fio dental, escovar corretamente os dentes, limpar a língua e usar enxaguante continuam valendo e devem ser mantidas até o envelhecimento.
Porém, a saúde da boca e dos dentes vai além desse ritual do dia a dia. Escolher os produtos corretos também é muito importantes na hora de realizar a limpeza. Para ajudar nisso, o Metrópoles conversou com o dentista Marcus Vinícius Boaventura, da Clínica Odontológica Martinelli, em Brasília, que explicou um pouco mais sobre os melhores itens e como usá-los para ajudar a manter o sorriso sempre impecável. Selecionamos, também, algumas opções de marcas conhecidas, como Dentalclean, Oral-B, Colgate e Johnson & Johnson.
Escova de dente: anatomia e cerdas
Na hora de escolher a escova de dente, os atributos mais importantes a serem observados são: tamanho, formato da cabeça e cerdas. Basicamente, uma boa escova precisa ter o tamanho compatível com a boca do usuário, sendo que modelos muito grandes tendem a não alcançar todas as áreas.
“O cabo deve permitir uma pegada firme e confortável. Já as cerdas devem ser, de preferência, extra macias e de tamanho uniforme. Assim, conseguem ‘desorganizar’ a placa bacteriana sem agredir os tecidos bucais de forma mais eficiente”, explica o odontologista. Ele ainda conta que a troca do produto deve ser feita quando as cerdas perderem o formato original – o que costuma acontecer de três em três meses. O especialista, no entanto, indica que a troca seja feita excepcionalmente em menos tempo caso a pessoa tenha tido uma gripe ou doença viral.
Para as crianças, as características são as mesmas, sendo que a escolha de modelos temáticos para este ritual diário ajuda bastante a estimular a escovação.
Escova de dente macia Extreme Ice, da Dentalclean
Escova dental Gentle 1, da Sensodyne
Escova de dente OK!, da Dentalclean
Escova dental, da Colgate
Escova de dente da Peppa Pig, da Dentalclean
Pasta de dente: qual escolher?
Com inúmeras opções disponíveis, escolher uma boa pasta de dente pode se tornar uma tarefa complicada. O dentista Marcus Vinícius Boaventura explica que a escolha não deve ser feita baseada nas promessas das embalagens. “É fundamental que o produto contenha flúor, pois ele é fundamental no auxílio a remineralização do esmalte, combatendo os efeitos dos produtos bacterianos, do excesso de acidez do meio bucal e mantendo os dentes fortes”, conta. O profissional também destacou as opções voltadas para sensibilidade, que quando bem indicadas e associadas a um correta escovação, os resultados são positivos.
A quantidade de pasta também é um das principais dúvidas relacionadas a escovação. “Basta um pouquinho. Nada mais que o tamanho de um grão de feijão. Quanto mais espuma, menor a visualização na hora de escovar e, consequentemente, não conseguiremos observar algum possível problema”, explica.
Rápido Alívio Flúor, da Sensodyne
Gel dental com flúor Sensitive, da Dentalclean
Creme dental, da Oral-B
Gel dental Regenerador Diário, da Dentalclean
Creme dental Triple Menta, da Closeup
Gel dental Whitening Max, da Dentalclean
Fio dental: qual o tamanho certo?
O profissional ressalta que o corte para uso do fio dental dependerá de cada pessoa, de acordo com o tamanho da arcada dentária. “O indivíduo deve conseguir segurar o fio de maneira firme, com os dedos próximos e permitindo maior controle, para que ele possa romper o ponto de contato entre os dentes e ‘abraçar’ a superfície. Semelhante quando se enxuga as costas com uma toalha”, exemplifica.
Boaventura ainda conta que alguns produtos são saborizados e que isso pode gerar uma sensação mais agradável ao usuário, podendo, inclusive, estimular o uso.
Fio dental Reach Essential Menta, da Johnson & Johnson
Essential Floss Menta, da Oral-B
Fio dental Expansive, da Dentalclean
Satin Tape, da Oral-B
Enxaguante bucal: um complemento pós-refeição
Também conhecido como antisséptico bucal, os enxaguantes são complementos fundamentais para a manutenção de uma boa saúde bucal, isso porque nas fórmulas de composição há substâncias que ajudam a reduzir as bactérias na boca. Além de possibilitar melhora, por determinado tempo, no hálito.
“Particularmente, considero o uso do enxaguante fundamental em situações específicas, como pós-cirúrgicos. Nesse momento, os pacientes possuem limitações para a limpeza mecânica (escovação e uso de fio dental)”, conta Marcus Vinícius Boaventura. Ele completa que, em geral, o uso não deve indiscriminado. “Deve-se usar no máximo duas vezes ao dia, para que o efeito não se torne inverso”, alerta.
Lembrando também que o enxaguante não substitui o uso da escova e nem do fio dental.
Listerine Cool Mint Hortelã
Antisséptico Extreme Ice, da Dentalclean
Colgate Plax Fresh Mint
Sensodyne Cool Mint Hortelã
Cepacol Flúor
Limpador de língua: é simples e eficiente
Um dos acessórios mais subestimados na hora da limpeza bucal é, sem dúvidas, o limpador de língua. Ele funciona como uma pá que consegue retirar a sujeira que fica na superfície e que, muitas vezes, causa o mau hálito. “O produto é indispensável para as pessoas que têm dificuldade em fazer a limpeza da língua com a própria escova, por conta de ânsia ou outra dificuldade técnica. Além disso, é super eficiente para remoção da saburra, aquela camada branca”, afirma o profissional.
Ele também explica que o modelo deve ser escolhido de acordo com a sensibilidade da língua. “Há três tipos básicos: com cerdas, sem cerdas e misto. Sendo que os que possuem cerdas são indicados pra línguas sensíveis e com fissuras, enquanto os modelos sem, são para línguas mais lisas”. Há opções confeccionadas em plástico maleável e em metal, sendo necessário observar o conforto no uso, para a escolha ideal.
Limpador de língua Plus, da Dentalclean
Raspador de língua, da Morelli
Powerlimp, da Powerdent
Limpador de lingua com cerdas, da Dentalclean
Dica extra
Por mais que pareçam simples, os cuidados com a higiene bucal envolvem vários detalhes que, se ignorados, podem causar bastante prejuízo na saúde do paciente e no bolso. Para que isso não ocorra, manter um controle preventivo com um profissional de confiança é fundamental.