Dia Nacional do Livro Infantil: 10 obras incríveis para crianças
A data reforça a importância do contato entre o livro e os pequenos e também homenageia o nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato
atualizado
Compartilhar notícia
Fábulas, contos, poemas, teatros, romances, estórias e histórias. A literatura nacional infantil é um universo repleto de magia e aprendizagem. Assim, o contato entre o livro e a criança desde cedo moldura mentes especiais, enriquecidas de bagagem cultural e raciocínio lógico. Hoje (18/04), comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil e, para reforçar a importância da data, o Metrópoles traz 10 obras que não podem faltar no repertório dos pequenos.
Nomes como Monteiro Lobato, Ana Maria Machado e Ziraldo Alves marcam presença na lista com volumes clássicos. Não à toa, Sítio do Pica Pau Amarelo, Menina Bonita do Laço de Fita e Menino Maluquinho seduzem gerações e colecionam milhares de fãs por causa do enredo.
A data
O dia 18 de abril celebra a importância da leitura, mas não só isso. A data, criada em 8 de janeiro de 2002, Lei nº 10.402, homenageia o nascimento do pai da literatura infantil, Monteiro Lobato (1882 -1948). O escritor brasileiro não escreveu somente para crianças, mas se consolidou por causa dos textos infantis. Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta, personagens do volume Sítio do Pica Pau Amarelo, são a prova disso.
Confira 10 livros que não podem faltar na estante:
Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado
Menininha negra “linda, linda”, com olhos de azeitona e cabelos de noite. A fada do luar encanta os leitores e também o coelho branco que não se cansa de perguntar qual o segredo para ela ser tão pretinha. Ana Maria Machado traz na obra a tradição oral, numa fala coloquial e familiar para ser facilmente entendida por crianças.
Mulheres Incríveis, por Ciranda Cultural
Em Mulheres Incríveis, há descobertas sobre por que Malala Yousafzai, Frida Kahlo, Anita Garibaldi e outras entraram para a história, literalmente. Um jogo de adivinhações “Quem Sou Eu?” acompanha o livro e diverte quem lê a obra.
O Menino Maluquinho, de Ziraldo Alves
Um menino traquinas? Anjinho? Saci? Sábio? Amigão? Tudo isso é revelado na história de um dos personagens mais amados de Ziraldo Alves.
Frida Kahlo: para meninas e meninos, de Nádia Fink
Mostrou o corpo, embora fosse manca. Pintou em uma tela os momentos mais tristes e mais felizes de sua vida. Apesar de todos os sofrimentos físicos, procurou a arte. E, também, lutou pelo bem do mundo. Nádia Fink traz a vida da mexicana Frida Kahlo para que crianças saibam quem foi a pintora revolucionária.
Turma da Mônica - Lendas Brasileiras, de Maurício de Sousa
Na obra, Maurício de Sousa reuniu algumas das lendas mais conhecidas que crianças adoram. A diferença, agora, é que elas são apresentadas pela Turma da Mônica, o que torna muito mais divertido.
Amoras, de Emicida
A partir da música “Amoras”, o rapper Emicida cria o primeiro livro. Por meio do texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, ele mostra a importância de se reconhecer no mundo e se orgulhar de quem é — desde criança e para sempre.
Coleção Monteiro Lobato
O box de Monteiro Lobato contém cinco livros do selo Tatu Bola: Fábulas, O Minotouro, Aventuras de Hans Standen, Histórias de tia Nastácia e Histórias Diversas.
Extraordinário, de R. J. Palacio
Extraordinário consegue captar o impacto que o menino August Pullman, o Auggie, pode causar na vida e no comportamento da família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida, extraordinariamente positivo. Ele nasceu com uma síndrome, cuja sequela é uma severa deformidade facial. Para espalhar a mensagem de Extraordinário, o autor iniciou uma campanha antibullying, da qual milhares de crianças já participaram.
Revolta robótica - Andy Griffiths
Os alunos da Escola Noroeste Sudeste Central sempre têm aulas sensacionais. Mas agora eles conseguiram ficar pirados de vez. O dever do dia é: como impedir uma invasão de robôs? Como destruir robôs invasores? E como correr alucinadamente se não conseguir destruir os robôs invasores? A diversão da garotada está garantida com a obra.
Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato e André Simas
Quem conta a história é Dona Benta. O livro traz, em quadrinhos, as incríveis aventuras do cavaleiro andante Dom Quixote de La Mancha. O volume é uma adaptação da obra de Monteiro Lobato, Dom Quixote das Crianças, lançada em 1936 e baseada no clássico da literatura mundial de Miguel de Cervantes.