Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos: 10 HQ’s para comemorar
O gênero literário surgiu por volta do século 19, mas ganhou fama no Brasil após o lançamento de alguns clássicos, como A Turma da Mônica
atualizado
Compartilhar notícia
Entre desenhos, balões de falas e onomatopeias, a imaginação rola solta com as histórias em quadrinhos. Também conhecidas só por HQ’s, as revistas se popularizaram e conquistaram desde crianças a adultos. Ao redor do mundo, inclusive, já existem milhares de colecionadores das obras. Não por acaso, hoje (30/1), comemora-se o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.
A data foi criada para homenagear o gênero literário, responsável por apresentar e incentivar, em especial, as crianças ao mundo da literatura. No Brasil, a narrativa surgiu por volta do século 19, mas se solidificou após o lançamento de alguns clássicos, como Tico-Tico (1905), A Turma da Mônica (1970) e O Menino Maluquinho (1980).
A data
O dia 30 de janeiro de 1869 foi marcado pela primeira publicação brasileira de uma história em quadrinhos. As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte foi a pioneira, de autoria do cartunista Angelo Agostini. A partir de 1984, ficou instituído, pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), a celebração do Quadrinho Nacional.
Atendendo aos públicos infantil, jovem e adulto, a lista elaborada pelo Metrópoles traz títulos consagrados e, também, modernos. Entre as opções, constam Hora de Aventura, Batman e Watchmen. Confira:
Kit gibis Turma da Mônica, por Maurício de Sousa | Editora Genérico
O Kit gibis Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, traz 15 unidades. Sucesso entre colecionadores, cada revista contém 80 páginas, com capas variadas.
Meu Primeiro Maluquinho em Quadrinhos, por Ziraldo | Editora Globinho
O livro reúne aventuras inéditas e superdivertidas da Turma do Maluquinho. Os quadrinhos quase não têm palavras. Assim, não é necessário saber ler para entender a HQ.
Calvin e Haroldo – Deu “Tilt” no Progresso Científico, por Bill Watterson | Editora Conrad
A tirinha conta a história de Calvin, um hiperativo garoto de 6 anos cujo melhor amigo é o tigre de pelúcia Haroldo. Ao lado das fantasias e brincadeiras da dupla, surgem questões sobre política, cultura, sociedade e a relação de Calvin com os pais, colegas e professores.
Hora de Aventura – Edição Matemática, por Ryan North | Editora Panini
Vencedora do Prêmio Eisner, a obra traz a história da princesa Jujuba, que só quer o melhor para o reino… na maior parte do tempo. Após um experimento dar errado, Ooo está sob ataque, e Finn e Jake não podem ajudar dessa vez. Assim, Jujuba deve derrotar a própria criação com a ajuda de Marceline.
Batman – A Piada Mortal, por Alan Moore | Editora Panini
Do premiado roteirista Alan Moore, a obra conta como um dia ruim na vida de um homem pode significar a linha que separa a sanidade da loucura. Principalmente quando se trata do Coringa, o maior e mais conhecido vilão do mundo dos quadrinhos.
Cavaleiro das Trevas I e II, por Frank Miller | Editora Panini
Escrita e desenhada por Frank Miller, a história mostra um Cavaleiro das Trevas envelhecido e amargurado voltando à ativa após anos de aposentadoria. A revista ultrapassou as fronteiras do que se convencionava considerar “histórias em quadrinhos”, estabelecendo novos parâmetros, tanto em narrativa como em temática. Em 2001, Miller voltou ao distópico mundo criado por ele há quinze anos e deu continuidade ao clássico em uma nova minissérie, “O Cavaleiro das Trevas 2”.
Watchmen – Edição Definitiva, por Alan Moore | Editora Panini
O volume de 460 páginas apresenta uma quantidade de extras jamais vista no Brasil, trazendo trechos do roteiro original, esboços de Gibbons, comentários sobre os personagens e textos dos criadores. A sombria trama tem início com ilusões paranoicas do supostamente insano herói Rorschach, um dos Watchmen que patrulhavam os EUA décadas atrás. Mas ele estaria realmente insano ou na verdade teria descoberto uma sórdida conspiração para assassinar super-heróis e milhões de civis inocentes?
Maus, por Art Spiegelman | Editora Quadrinhos na Cia
Maus é um relato sobre Auschwitz e um acerto de contas do artista com o pai. Única revista em quadrinhos a receber o Prêmio Pulitzer, a obra traz a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art.
Ghost World – Edição Especial 20 Anos, por Daniel Clowes | Editora Nemo
O livro conta a história de duas adolescentes irônicas e cheias de si que se veem diante da incerteza da vida pós-Ensino Médio. Enquanto tentam conduzir a longa amizade a uma nova era, as estruturas da relação são abaladas. Assim, o que parecia ser um futuro de infinitas possibilidades aos poucos se torna uma intrusiva realidade que envolve shoppings, subempregos e memórias dissolventes. Como filme, o enredo recebeu indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, em 2022.
The Walking Dead – Volume 1, por Robert Kirkman | Editora Panini
Quantas horas existem em um dia quando você não passa metade dele assistindo televisão? Quando foi a última vez que um de nós trabalhou de verdade pra conseguir algo que queria? Quanto tempo faz desde que um de nós realmente precisou de algo que queria? Essas são as perguntas levantadas pela história que se passa em um mundo que se foi. O que era comércio e necessidade frívola virou sobrevivência e responsabilidade.