Dia Mundial do Rock: 6 livros para comemorar o gênero
De Nirvana à Paralamas do Sucesso, conheça a trajetória das bandas mais famosas de todos os tempos
atualizado
Compartilhar notícia
Que o rock é um dos gêneros mais importantes e reconhecidos do mundo, todos já sabem. Mas como a data foi criada? O dia 13 de julho surgiu como sugestão de Phil Collins, na época integrante da banda Genesis, com o objetivo de marcar o sucesso do megaevento beneficente LiveAid, realizado em 1985, e acompanhando por 2 bilhões de pessoas em todo o planeta.
Para se ter uma ideia do sucesso do evento, o line up contou com shows simultâneos, na Inglaterra e nos Estados Unidos, de nomes como Queen, U2, Led Zeppelin, The Who, Rolling Stones, Paul McCartney, Elton John, David Bowie, Bob Dylan, Eric Clapton, Madonna, Tina Turner, Elvis Costello, Bryan Ferry, Judas Priest, Black Sabbath e Santana.
Nesse cenário, o Metrópoles reuniu seis livros que abordam a história de ícones do rock, os desafios que enfrentaram e todo o caminho percorrido antes e depois da glória. Confira!
Led Zeppelin: Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra, da Globo Livros
Uma das bandas mais bem sucedidas da história, o Led Zeppelin era formado por Jimmy Page (guitarrista), Robert Plant (vocalista), John Paul Jones (baixista e tecladista) e John Bonham (baterista). Com uma mistura de blues e rock psicodélico, o grupo foi uma forte influência na criação do heavy metal.
O livro biográfico da banda, escrito pelo jornalista Mick Wall, retrata os ângulos mais ocultos das vidas dos integrantes, desde a relação com drogas, acusações de plágio, problemas na vida pessoal até as especulações em torno do grupo.
50 fatos que mudaram a história do rock, da Verus
Neste livro, o jornalista Paolo Hewitt revisita e conta com propriedade alguns dos eventos mais marcantes da história do rock. De shows icônicos a mortes prematuras, esse compilado revela os bastidores de bandas como Queen, eventos como o LiveAid e personalidades como Elvis Presley e Michael Jackson.
BRock: o rock brasileiro dos anos 80, da Editora 34
O jornalista e crítico musical Arthur Dapieve escreveu, entre 1992 e 1995, uma análise do fenômeno que acontecia em frente aos olhos dos brasileiros: a revolução social causada pelo rock dos anos 80.
De Cazuza a Renato Russo, passando por bandas como Paralamas do Sucesso e Ultraje a Rigor, a obra detalha a importância deles para a juventude do país.
Rage Against The Machine – Guerreiros do Palco, da Editora Ideal
Paul Stenning discorre, ao longo de 16 capítulos, sobre a banda de metal Rage Against The Machine (RATM) e suas façanhas memoráveis. Além disso, a obra aborda toda a trajetória do grupo, desde o início, até as turnês mundias; a separação em 2000; a criação do subgrupo Audioslave e a volta do RATM em 2007. Por fim, Stenning ainda revela curiosidades sobre cada integrante da banda.
Mulheres do rock: Elas levantaram a voz e conquistaram o mundo, da Belas-Letras
Patti Smith, Janis Joplin, Tracy Chapman, Diana Ross, Rita Lee e Pitty. Essas e outras artistas que ajudaram a definir a história do rock têm seus perfis desenhados e principais obras analisadas nesse livro. A DJ Laura Gramuglia e a ilustradora Sara Paglia se uniram para juntar as 52 mulheres mais influentes do gênero num só livro que é uma ode à excelência de cada uma.
Diários de Kurt Cobain, da Belas-Letras
O icônico vocalista e líder da banda Nirvana, Kurt Cobain, tem os diários compilados e traduzidos nessa obra que abre a vida pessoal do artista até o nível mais profundo. Com ilustrações do próprio Cobain, a coletânea aborda os pensamentos do cantor sobre fama, música, drogas e depressão.