Dia Mundial do Livro Infantil: 7 obras para incentivar os pequenos
A leitura ajuda a obter conhecimento e aprender valores éticos e morais, e a literatura infantil é a porta das crianças para isso
atualizado
Compartilhar notícia
Ninguém nasce leitor. Por isso, o hábito de incentivar a leitura deve começar desde os primeiros anos de vida da criança. Afinal, a atividade ajuda a obter conhecimento e aprender valores éticos e morais. E a literatura infantil é a porta para isso. Então, o Metrópoles elencou sete obras para os pequenos a fim de celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil.
A lista traz obras de temas que abordam a importância da inclusão, do acolhimento e do reconhecimento sobre si próprio. Títulos como Amoras, do Emicida, O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França, e Mulheres Incríveis, da Ciranda Cultural, aparecem na seleção. Tanto leitores mirins quanto autores são homenageados.
Data
A data celebra a literatura infantil e também homenageia o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), um dos nomes da literatura mundial. Ele é autor, por exemplo, da obra A pequena sereia. O tema é comemorado nesse dia porque a data coincide com o aniversário do escritor.
Desde 1967, o Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (IBBY, sigla em inglês para International Board on Books for Young People) comemora a data. A cada ano, um país é escolhido para ser o patrocinador do evento. O Brasil já ocupou esse posto em 2003 e em 2016.
Confira!
Amoras, por Emicida | Editora Companhia das Letrinhas
(…) Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também (…). E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria o primeiro livro infantil autoral e mostra a importância do reconhecimento de cada um sobre si próprio perante a imensidão do mundo.
O Pequeno Príncipe Preto, por Rodrigo França | Editora Pixel
A obra se trata de uma delicada história no formato de conto, presenteando o jovem leitor com uma narrativa que aborda a importância de valorizarmos quem somos e de onde viemos, além de mostrar a força de se ter laços de carinho e afeto.
Mulheres Incríveis, por Ciranda Cultural
A obra traz grandes feitos de mulheres que inspiraram e ainda inspiram o mundo, como Malala Yousafzai, Frida Kahlo e Anita Garibaldi. Além de aprender sobre mulheres incríveis que entraram para a história, é possível se divertir com o jogo de adivinhação “QUEM SOU EU?”.
Menina Bonita do Laço de Fita, por Ana Maria Machado | Editora Ática
O enredo traz uma linda menina negra que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele pergunta qual o segredo da cor dela, ela inventa uma história. O coelho segue todos os “conselhos” da menina, mas continua branco.
Somos Todos Extraordinários, por R.J. Palacio | Editora Intrínseca
A história acompanha o carismático Auggie Pullman, um menino de 10 anos com uma grave deformidade facial que começa a frequentar a escola pela primeira vez. A obra é pensada e elaborada com a intenção de levar a forte mensagem de inclusão e gentileza.
Frida Kahlo: Para Meninas e Meninos, por Nádia Fink | Editora Sur Livro
A artista Frida Kahlo mostrou o corpo, embora fosse manca, pintou em uma tela os momentos mais tristes e mais felizes da vida e, apesar de todos os sofrimentos físicos, procurou a arte, a alegria e lutou pelo bem do mundo, não só para ela.
Tudo Bem Cometer Erros, por Todd Parr | Editora Panda Books
O livro ensina como lidar com os erros e aborda de forma simples e educativa que, mesmo depois de adulto, os erros cometidos tornam os aprendizados necessários para a pessoa.