Dia Mundial da Poesia: seis livros que levam o leitor para outro mundo
O propósito da celebração da data é promover leitura, escrita, publicação e ensino da arte literária
atualizado
Compartilhar notícia
Versos de forma e estilo próprios, capazes de dar voz a sentimentos, realidades e histórias. Isso é poesia, literalmente. O texto poético faz o leitor encontrar outros mundos e perspectivas a partir da sensibilização. Hoje (21/3), é o Dia Mundial da Poesia, e, por isso, o Metrópoles elencou seis obras para que amantes literários conheçam novos poemas.
A data foi criada na trigésima Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 16 de novembro de 1999. O propósito da celebração é promover leitura, escrita, publicação e ensino da poesia.
Poesia
A poesia é estruturada em versos e estrofes. Conforme o estilo e a época em que são compostos, podem ser livres ou metrificados. A poesia se manifesta na voz de inúmeros poetas na história da literatura. Entre os nomes brasileiros mais expoentes, constam Gonçalves Dias (Primeiros Cantos, 1847), Castro Alves (As Espumas Flutuantes, 1870) e Olavo Bilac (Poesias, 1888).
Moderna, a lista traz poemas com temas voltados ao amor, feminismo e cotidiano. Boa leitura!
A Teus Pés, por Ana Cristina Cesar | Editora Companhia das Letras
Desafiando o conceito de “literatura feminina”, a obra dissolve as fronteiras entre prosa, poesia e ensaio.
Outros Jeitos de Usar a Boca, por Rupi Kaur | Editora Planeta
A obra traz experiências de violência, abuso, amor, perda e feminilidade. Assim, transporta o leitor para uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles.
Tudo Nela Brilha e Queima, por Ryane Leão | Editora Planeta
A poesia é a chance da autora de ser ela mesma diante de um mundo que tanto a silencia. A vez dela de ser crua, arma de combate, voz ecoada e dor transformada. Dessa maneira, a obra fala sobre amor, desapego, rotina, entre outros.
O Amor é Um Cão dos Diabos, por Charles Bukowski | Editora L&PM
O livro expõe as vísceras da realidade, revolve o cotidiano e, de onde nem se pensa que sairá um poema, brotam versos de pura genialidade; algo como um saxofone gemendo na noite fria.
Querem nos Calar, por Mel Duarte | Editora Planeta
O livro reúne poemas de 15 mulheres slammers de todas as regiões do Brasil. Os poetry slams chegaram ao país pelas mãos de Roberta Estrela D’Alva, em 2008, e são batalhas de poesia falada com temática livre, que tem como destaque temas como racismo, machismo e desigualdade social.
Poemas da Recordação, por Conceição Evaristo | Editora Malê
A obra traz uma rica visão poética emotiva e a tematização sentimental, social, familiar e religiosa. Com coragem, experiência, estilo bem definido e uso de intertextualidades, são enunciadas pela autora a pobreza, a fome, a dor e a “enganosa-esperança” de laçar o tempo.