Dia Mundial da Conscientização do Autismo: 8 livros que abordam o tema
O Metrópoles listou ótimas publicações que ajudam a compreender um pouco mais sobre o transtorno. Confira a seguir
atualizado
Compartilhar notícia
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um assunto ainda pouco compreendido pela população mundial. No entanto, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo.
Por isso, para garantir qualidade de vida para a pessoa autista e entender mais sobre o assunto, amigos e familiares podem optar por ler.
Em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta sexta-feira (02), o Metrópoles selecionou oito livros que abordam o tema com focos variados, desde vivências pessoais e guias até psicopedagogia e conhecimentos científicos. Confira!
O desenvolvimento do autismo, da editora M.Books
Pra quem deseja compreender de forma aprofundada sobre o autismo, o livro é um dos mais completos e úteis para pais e todos os tipos de profissionais. A obra ainda analisa contextos educacionais e familiares, no qual a pessoa com o espectro está inserida.
A escova de dentes azul, da editora Panda Books
Escrito pelo ator e apresentador Marcos Mion, o livro conta relatos de como é conviver e cuidar de uma pessoa com o espectro autista, no caso, o próprio filho dele. Emocionante e reflexivo, a obra é indicada tanto para o público infantil quanto para adultos.
O lado bom das bactérias – O poder invisível que fortalece sua defesa natural para ter uma vida mais feliz e longeva, da Editora Gente
Apesar do título do livro não parecer relacionado diretamente ao TEA, a obra foi desenvolvida a partir de uma situação particular do autor, o pós-doutor em microbiologia Alessandro Silveira. A ideia surgiu quando ele descobriu o diagnóstico de seu filho. Com pesquisas e estudos, ele apresenta como os cuidados com a alimentação e a saúde intestinal podem melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de uma pessoa com o espectro. O dinheiro arrecadado com as vendas do livro será doado para o grupo de voluntárias independentes Autismos, que promove projetos relacionados à formação e a conscientização do transtorno.
O cérebro autista, da editora Record
Escrito pela norte-americana Temple Grandin, que possui autismo, em parceria com o jornalista Richard Panek, a obra conta sobre a experiência da autora em conviver com o espectro. Os relatos são desde a infância até a descoberta de técnicas para ajudar a se relacionar com o mundo.
Autismo – Compreender e agir em família, da editora Lidel
O livro tem como intuito ajudar famílias a estabelecerem rotinas que consigam estimular e desenvolver a criança autista. Além disso, aborda como enfatizar os pontos fortes da pessoa ao invés de focar nas dificuldades.
Mentes únicas, da editora Gente
A obra aborda um panorama completo do transtorno, da descoberta até as pesquisas mais atuais sobre o assunto, além de orientações para quem convive com alguém da família com o espectro e abordagens mais eficazes em diversas situações.
O reizinho autista – Guia para lidar com comportamentos difíceis, da editora Nversos
É preciso ter empatia e cuidado com quem possui o espectro autista, principalmente na infância. Nessa fase da vida, as crianças apresentam um pequeno atraso na comunicação e no entendimento próprio do transtorno. A obra ensina técnicas para lidar com possíveis situações do dia a dia.
S.O.S autismo – Guia completo para entender o transtorno do espectro autista, da editora Nversos
Os sintomas do autismo, em alguns casos, não são facilmente identificados pelos familiares. O livro, escrito pela psicóloga Mayra Gaiato, aborda um lado mais “técnico” do diagnóstico.