Dia Internacional do Estudante: veja 5 dicas de livros para celebrar
A lista traz obras infantojuvenis que mesclam ficção e realidade para estimular o hábito da leitura
atualizado
Compartilhar notícia
A leitura é fundamental na formação escolar. Mais do que isso, o hábito de ler deve ser estimulado em todas as fases da vida, especialmente na infância. A prática desenvolve a criatividade, a comunicação e o senso crítico. Para celebrar o Dia Internacional do Estudante 2021, o Metrópoles selecionou cinco dicas de literatura infantojuvenil.
De acordo com estudos feitos pela Universidade de Stanford, em 2012, a atividade faz bem para o cérebro, auxiliando na concentração e, em casos de leituras mais profundas, ajuda o indivíduo a expressar-se e a escrever melhor.
Dia Internacional do Estudante
A data foi criada pelo Conselho Internacional de Estudantes, em 1941, em Londres. O dia faz homenagem à bravura de um grupo de estudantes da antiga Tchecoslováquia, que lutaram contra as tropas nazistas, responsáveis por invadir o país durante a Segunda Guerra Mundial. A celebração atribui maior importância para o aluno e a educação.
Isa Colli
Natural de Espírito Santo (ES), a escritora Isa Colli encontra na escrita uma fonte de inspiração. De acordo com a autora, escrever foi a melhor forma que ela encontrou para expressar sentimentos. “A escrita foi o caminho que escolhi para compartilhar conhecimento e fazer a diferença na vida das pessoas, em especial na das crianças”, afirma.
Em 23 de novembro, Isa lançará a obra “Tulipa Glória e sua amiga Vitória” para sensibilizar as pessoas sobre o câncer infantil. A fábula fala de amor, solidariedade e da superação da doença dolorosa e, ao mesmo tempo, comum entre crianças.
Confira as dicas, incluindo outros livros da escritora Isa Colli:
Descobertas de Inaiá, de Isa Colli – Editora Colli Books
A obra conta os desafios e aprendizados da menina indígena Inaiá, quando ela começa a estudar em uma escola fora da aldeia. A chegada da jovem ao colégio novo muda a vida dela e a dos colegas de classe.
O Menino que Descobriu as Cores, de Tais Facciolli e Tiago Vilariño – Editora Colli Books
Resultado da parceria entre mãe e filho, Tais Facciolli e Tiago Vilariño, o livro conta a história de Jorginho, um menino esperto e curioso que descobre a magia das cores misturando três potes de tinta.
Incêndio no Museu, de Isa Colli – Editora Colli Books
O título mostra às crianças a valorização do Museu Nacional. O espaço é importante para a história do país, pois abrigou a família imperial. Tragicamente, foi atingido por um incêndio em 2018. O enredo eletrizante mistura realidade e ficção, sem perder a medida.
A Menina dos Cabelos de Alfenim, de Fabiana Guimarães – Editora Colli Books
O livro fala sobre um assunto delicado, mas comum no dia a dia das crianças em fase escolar: o piolho.
O Reino do Tempo: Brasil, de Isa Colli – Editora Colli Books
A fábula ensina às crianças a importância de manter o equilíbrio entre a primavera, o verão, o outono e o inverno.