Dia Internacional do Batom: conheça a história desse item
O Metrópoles reuniu produtos com preços e acabamentos interessantes e versáteis
atualizado
Compartilhar notícia
Marcante, versátil e amado ao redor do mundo, o batom é um dos produtos de beleza mais lembrados na hora de montar um look arrasador. E de tão queridinho, ele ganhou uma data só sua. Nesta sexta-feira (29/7) comemora-se o Dia Internacional do Batom.
Mas você já parou para pensar como surgiu o batom? O local de nascimento do item é muito discutido pelos estudiosos e acredita-se que tenha sido entre os sumérios e os egípcios por volta de 3.500 a.C. Na época, era usado por homens e mulheres da alta classe. Uma das peças mais antigas que mostram a utilização do produto é o busto de Nefertiti, que foi representada com os lábios pintados com um tom rosado.
No início, ele era feito com corantes naturais, como raízes misturadas com mel.
Na Grécia, o batom não era permitido para mulheres de alta classe e reservado apenas para prostitutas como modo de distinção social. Já em Roma, o embelezador era utilizado amplamente por ambos os sexos de alta classe.
Na Idade Média, o uso do cosmético foi extremamente controverso. As mulheres da alta classe eram adeptas ao rosa enquanto as de classes mais baixas ficavam com o tom avermelhado.
A Rainha Elizabeth I voltou a popularizar o batom vermelho, uma vez que o padrão da época priorizava a pele branca e os lábios com alto contraste.
Entre o fim dos anos 1800 e a Primeira Guerra Mundial, o batom voltou com força depois de ter sido deixado de lado na maior parte do século anterior. Teve destaque principalmente no movimento sufragista de 1912, com mulheres lutando por diretos e respeito nas ruas.
O batom se manteve em alta pela maior parte do século XX, decaindo apenas na década de 1960 com o movimento hippie. Atualmente, ele é mais do que um produto de beleza, consagrando-se como forma de expressão e símbolo de confiança.
Tipos
Agora que você conhece a história do batom, vamos falar dos tipos. Eles podem ser classificados pelo acabamento, sendo os mais usados: matte, cremoso, aveludado, líquido e cintilante. Também existem variações de produtos labiais que fazem muito sucesso, como o gloss e o lip tint.
- Matte: com finalização fosca, ele geralmente dura muito tempo nos lábios e transfere pouco, mas pode marcar as linhas finas da boca. Definitivamente, o mais atemporal de todos.
- Cremoso: fácil de aplicar, ele é macio e hidratante, mas tem uma duração menor e transfere bastante. Clássico dos anos 2000.
- Aveludado: desliza fácil pelos lábios enquanto doa muita pigmentação, tem aspecto fosco e é confortável de usar. Transferência mediana, dura menos que o matte e mais que o cremoso.
- Líquido: o mais duradouro de todos, com alguns que prometem mais de 12h de uso, tem a aplicação precisa por conta do pincel e acabamento fosco. Tende a marcar linhas finas.
- Cintilante: indicado para quem gosta de brilho, ele é macio e não tem muita pigmentação, sendo concentrado com partículas de glitter.
Agora que você entende bastante sobre o cosmético, selecionamos algumas opções de diversos acabamentos e cores de batom para você arrasar na escolha. Confira!
- Matte
Kit vermelho e vinho, de Boticário
Batom Rosa Choque, da Natura Faces
- Cremoso
Batom nude rosado, da Natura Una
Batom Cobre , da Natura Faces
- Aveludado
Batom marsala supremo, da Eudora Glam
Batom nude amarronzado, da Natura UNA
- Líquido
Batom vermelho, da Tracta
Batom nude rosado SuperStay, da Maybelline
- Cintilante