Dia Internacional da Família: cinco livros para ler com os filhos
Os títulos, entre eles alguns nacionais, ajudam os pequenos a entender os próprios sentimentos
atualizado
Compartilhar notícia
Além de desenvolver a cognição infantil, a leitura tem o poder de trabalhar a inteligência emocional desde a primeira infância. E quando se lê em família, o processo fica ainda mais divertido. Além disso, o hábito dá munição aos pais e responsáveis para que expliquem assuntos delicados às crianças de forma descomplicada. Hoje (15/5), comemora-se o Dia Internacional da Família, e o Metrópoles traz cinco obras para consumir em conjunto.
A seleção conta com títulos nacionais, que ajudam os pequenos a entender os próprios sentimentos. Dessa maneira, livros como O Fio Invisível, A Mágica da Respiração e O Menino que Entrou Dentro de si Mesmo exploram temáticas voltadas ao amor, controle de emoções e autoconhecimento.
Data
A data homenageia o núcleo familiar, grupo essencial para a formação moral dos indivíduos. O dia foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), resolução 47/237. Conhecida como o ano internacional da família, a primeira celebração ocorreu em 1994.
Entre os objetivos da data, estão propiciar a reflexão sobre os direitos e as necessidades das famílias em todo o mundo. E vale lembrar que uma família pode ser formada de várias formas, não apenas um pai e uma mãe, por exemplo.
Boa leitura!
O Fio Invisível, por Patrice Karst | Editora Caminho Suave
Assim como muitos adultos, crianças também não sabem lidar com os sentimentos de separação, perda, luto e solidão. Para ajudá-las a encarar esse processo, a autora inglesa Patrice Karst escreveu O fio invisível. Best-seller, a obra explora uma definição tangível para o conceito abstrato de amor e explica como as conexões podem ser inquebráveis.
A Mágica da Respiração, por Christopher Willard e Wendy O’Leary | Editora Caminho Suave
Escrita pelo psicólogo norte-americano Christopher Willard e a educadora Wendy O’Leary, a obra ensina a desenvolver a atenção plena que ajuda os pequenos a controlarem as emoções por meio da respiração.
Amoras, por Emicida | Editora Companhia das Letrinhas
A partir do rap chamado “Amoras”, um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria o primeiro livro autoral infantil. Emicida mostra, por meio do texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância do reconhecimento individual no mundo, desde criança e para sempre.
O Rei Descalço, por Andrew Nance | Editora Caminho Suave
Por meio de uma fábula ricamente ilustrada, a obra do educador Andrew Jordan Nance aborda questões fundamentais de aceitação, compaixão, modos de lidar com frustração e o desenvolvimento pleno da atenção.
O Menino que Entrou Dentro de Si Mesmo, por Arnaldo Vicente | Editora Caminho Suave
A obra conta a história de um garotinho que, cansado de ser triste, decide entrar no próprio coração para desvendar os próprios problemas. Cauteloso, ele confronta os medos e todos os sentimentos ruins e, assim, torna-se uma pessoa mais alegre e otimista. Essa nova edição da obra inclui um guia com técnicas para que adultos possam identificar quando a criança não está bem, além de uma lista com 21 atividades simples de terapia cognitiva.