Dia do Leitor: cinco obras infantojuvenis para incentivar a leitura
De acordo com a escritora Isa Colli, o hábito é uma eterna fonte de aprendizado, que promove uma conexão da criança com diversos mundos
atualizado
Compartilhar notícia
Ler é viajar. Afinal, diferentes histórias são capazes de levar o leitor a vários lugares. Além disso, o hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e cognição. Não à toa, hoje (7/1), comemora-se o Dia do Leitor. Para celebrar a data, o Metrópoles elencou cinco títulos infantojuvenis para incentivar a prática em tempos de pandemia.
De acordo com a escritora e jornalista Isa Colli, a leitura é uma eterna fonte de aprendizado, que promove uma conexão da criança com diversos mundos. “Através dos livros e histórias, desde pequenos, construímos o saber para nossa visão de mundo sobre pessoas, sentimentos e até uma autoanálise sobre nós mesmos”, afirma.
Data
O Dia do Leitor foi criado para homenagear o jornal cearense “O Povo”, inaugurado em 7 de janeiro de 1928. O fundador da propriedade foi o jornalista Demócrito Rocha (1988-1943). Uma das criações dele também foi o órgão literário Maracajá, suplemento de “O Povo”, que surgiu pela primeira vez em 1929, considerado o principal divulgador do movimento modernista literário cearense.
Boa leitura:
Ulisses – No Reino das Letras Douradas, por Isa Colli
O personagem central é Ulisses, um livro antigo e desgastado pelo uso, que tem o sonho de chamar a atenção da menina Iná. Ela visitava todos os dias a biblioteca que ele morava e escolhia um exemplar diferente para ler e se divertir. A história pretende despertar o valor a tudo que temos. A obra vem com atividades lúdicas para as crianças aprenderem ainda mais.
Pássaro de Seda, por Isa Colli
Fábio era um menino muito esperto que vivia livre, saudável e feliz na fazenda dos pais. Amava confeccionar pipas, mas com muita responsabilidade. Certo dia, foi comprar materiais para a elaboração dos papagaios e o vendedor indagou se ele iria construir um balão. Será que ele sabe dos riscos desse tipo de brincadeira?
O Sol que Queria Tomar Banho de Lua, por Claudia Cataldi
Já imaginou se o Sol resolvesse tomar o lugar da Lua? Foi exatamente isso o que aconteceu, e o mundo ficou de pernas para o ar; uma grande confusão se formou. Como será que vai acabar essa história?
O Reino do Tempo: Brasil, por Isa Colli
O livro leva a criançada para um mundo comandado pelas estações do ano, que são as protagonistas da história. A obra traz a consciência do tempo de maneira lúdica e divertida, ensinando às crianças a importância de manter o equilíbrio entre as estações do ano.
O Menino que Descobriu as Cores, por Tais Faccioli
Jorginho é um menino esperto e curioso. Um dia, na casa da avó Sofia, ele vive uma grande aventura com apenas três potes de tinta, cotonetes e uma vasilha velha. Com vermelho, azul e amarelo, o garoto criou muitas outras cores e fez descobertas incríveis.