Dia do Jornalista: o que não pode faltar na rotina do profissional?
O guia traz os acessórios indispensáveis para que o trabalho de investigação, pesquisa e observação seja aprimorado
atualizado
Compartilhar notícia
A pauta de hoje é o próprio jornalista. Aquele que dá ouvidos; dá olhos e amplia vozes cotidianamente perante acontecimentos no mundo. O profissional de mídia é responsável por apurar fatos e transmitir as informações para o público, que pode ser via rádio, televisão, portais, jornais impressos, entre outros. Hoje (7/4), comemora-se o Dia do Jornalista.
Para ir além, o Metrópoles não só homenageia o comunicólogo, como ainda traz um guia sobre o que não pode faltar na rotina do profissional de mídia. As dicas também valem para estudantes do curso de Jornalismo. Entre as opções da lista, constam gravadores, tripé e fone de ouvido. Assim, o trabalho de investigação, pesquisa e observação pode ser aprimorado, e assegurado, com os acessórios de trabalho.
Data
O dia foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O intuito é homenagear o jornalista e médico Giovanni Battista Libero Badaró (1798-1830), importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil. Ele foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns inimigos políticos. Uma das criações de Badaró foi o Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos até então censurados.
Confira!
Gravador digital portátil – Zoom
De corpo simplificado, o gravador é ideal para o dia a dia do jornalista. Ainda que haja aqueles que preferem utilizar o bom e velho bloco de notas, o uso do gravador assegura as informações, tanto para nível de utilização quanto para provar um fato.
Microfone lapela – Shure
O microfone condensador de lapela com presilha de tamanho compacto é ideal para apresentações profissionais. Discreto, ele tem configurações simples e é ideal para melhorar a qualidade do áudio.
Planner Wire-o Kraft – Cicero
O Planner espiral é atemporal, com folha de adesivos funcionais e bolsa pasta. Além disso, tem visão mensal e semanal, o que ajudará na hora de marcar entrevistas, destacar compromissos e anexar metas.
Pasta executiva – Swissland
Unissex, a pasta executiva feita em PU é prática para carregar os itens básicos da rotina, como materiais impressos, celulares e gravadores.
Minitripé Pixi – Manfrotto
O minitripé de sistema compacto contém cabo confortável para capturar vídeos de qualidade. Para aquela pauta em que o repórter deve ser “multi”, o acessório faz toda a diferença. Leve, pode ser carregado até mesmo dentro de uma pasta executiva.
Ring light duplo – Greika
Uma boa iluminação faz toda a diferença na hora de gravar conteúdos. Além de melhorar a qualidade, ainda indica profissionalismo. O ring light proporciona luz suave e pode ser manipulado por meio das hastes a fim de alcançar melhores contornos para o assunto fotografado.
Fone de ouvido – I2GO
Outro item indispensável ao dia a dia é o fone de ouvido. Com a opção sem fio, por Bluetooth, e intra auricular, o uso se torna discreto. O modelo TWS Air Pro Go garante som nítido com graves profundos.
Mochila executiva – Swissland
Para o profissional que carrega e utiliza bastante material na rotina, a opção executiva da Swissland é ideal. Feita em PU, ela é resistente e ainda tem suporte para notebook.
Smartphone Galaxy S21+ 5G – Samsung
O modelo de celular também deve ser levado em conta. Para jornalistas, o ideal é que o smartphone tenha boa capacidade de armazenamento e qualidade de câmera. O modelo S21, da Samsung, contém configurações que suprem o esperado. Na versão Android 11.0, ele dispõe de memória interna de 256 GB, além de câmeras traseira e frontal de alta resolução.
Caneta energel – Pentel
Pode parecer que sim, mas elas não caíram em desuso. Pelo menos não na comunicação. O modelo contém grip emborrachado e clip de metal para prender no bolso. Além disso, a caneta é ideal para estudantes e profissionais que precisam escrever rapidamente e com conforto. O acessório contém a tinta energel ink inside, que é a evolução da tinta gel, com baixa viscosidade e secagem mais rápida que as canetas gel convencionais.