Dia da Merlot! Entenda mais sobre um dos vinhos mais amados do mundo
Conheça a história da uva, a melhor maneira de harmonizar a bebida e sete dicas para apreciar esse bom vinho
atualizado
Compartilhar notícia
Frutados, aveludados, com taninos macios e nível ideal de acidez, assim são os vinhos feitos com a uva Merlot. Original do Oriente Médio, como a maioria das uvas viníferas, ela foi popularizada na França e o primeiro uso para fazer vinho data de 1784.
Um dos fatores que mais contribuiu para a popularidade da uva ao redor do globo é a alta adaptabilidade. Apesar de se desenvolver melhor em solos frios e úmidos, hoje ela cresce nos quatro cantos do mundo, inclusive no Brasil, com plantações vastas na Serra Gaúcha.
Mundialmente reconhecida e amada, poucos sabem que a época em que a uva é colhida afeta bastante nas características da bebida. Seguindo o padrão internacional de colheita, que ocorre quando o fruto fica mais tempo maturando no cacho, o vinho fica mais frutado e com aroma mais intenso, além de ter menos acidez.
Esse padrão é característico dos vinhos europeus. Já o padrão francês prevê a colheita assim que a fruta amadurece, produzindo bebidas mais frescas e delicadas, além de uma maior acidez e taninos mais firmes.
Harmonização
Harmonizar o vinho feito com a uva Merlot é simples, uma vez que ela não apresenta extremo algum de acidez ou doçura. Assim, combina facilmente com carnes magras, massas ou risotos com tomate e cogumelos, além de queijos com média maturação.
Confira abaixo nossa seleção de vinhos feitos com a uva Merlot para aproveitar o melhor dessa casta!