Dia da Cachaça! Aprenda dicas úteis para degustar a bebida
Conheça a origem da data e aprenda a harmonizar a cachaça com diversos pratos
atualizado
Compartilhar notícia
Criado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) em 2009, o Dia da Cachaça faz uma referência a revolta que carrega o nome da bebida, ocorrida em 1661, no Rio de Janeiro.
Bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil, a cachaça ainda encontra preconceito, mesmo sendo tão versátil. Para tentar mudar essa percepção de que se trata de uma bebida forte e de procedência questionável, as marcas estão emprenhadas em produzir cachaças com qualidade e preços que podem ultrapassar R$ 12 mil.
Nesse cenário, Delfino Golfeto, especialista e sommelier de cachaças, dá dicas de como degustar e harmonizar a bebida: “Tente ver a transparência, a pureza e a oleosidade da cachaça ao movê-la dentro de um copo ou taça translúcida. Dessa forma, é possível ver as lágrimas da bebida descerem lentamente no copo, mostrando que o líquido é encorpado”. Além disso, ele sugere deixar a bebida na boca por vinte segundos para sentir o sabor nas partes palatáveis.
Para harmonizar, é preciso levar alguns fatores em consideração, como o teor alcoólico, o índice de acidez, os sabores, o aroma e o tipo de envelhecimento.
A harmonia pode ser feita por semelhança ou por contraposição. “Ao fazer por semelhança, vale combinar uma cachaça suave com pratos mais leves, como isca de tilápia ou bolinho de bacalhau. Já se preferir a contraposição, aposte no contraste. Combine uma cachaça mais encorpada com pratos como: torresmo, carnes vermelhas ou queijo parmesão”, ensina o expert.
Para se aprofundar ainda mais no mundo da cachaça, confira a nossa seleção de itens: