Design ou ergonomia? O que se atentar na escolha da cadeira do home office
Preparamos algumas recomendações para que o trabalho em casa não vire um problema na coluna e confira relação de modelos que selecionamos
atualizado
Compartilhar notícia
Ao trabalhar em casa, talvez você tenha sentido falta do escritório, não só pela rotina, mas também pelo conforto do ambiente. Afinal, tudo ali foi pensado para pessoas que passam horas trabalhando em frente ao computador: iluminação, mesa com altura adequada, cadeira com regulagem de altura e apoio para lombar, apoio para os pés, descanso para punho no teclado e no mouse.
Provavelmente, em casa, nada disso tenha sido levado em consideração e a escolha tenha levado em consideração o modelo que mais combinava com a decoração da sala ou do quarto do que com a ergonomia. O problema é que uma cadeira bonitinha, sem os pré-requisitos básicos, pode causar muita dor nas costas. O que, a longo prazo, pode virar um problema sério.
Se você está no time dos sem data para sair do home office, está no lugar certo! O Metrópoles preparou algumas dicas para te ajudar a escolher melhor a cadeira de trabalho em casa. Também selecionamos alguns modelos.
Ergonomia
Um boa cadeira deve ter estabilidade, proporção e desempenho aliados. Procure um modelo que reúna características necessárias para o seu conforto. Ou seja:
- Os pés precisam encostar-se ao chão por completo;
- A postura deve ficar ereta por meio de encostos ajustáveis;
- O ângulo dos cotovelos devem ser mantidos em 90º em direção à mesa;
- Os joelhos devem ficar dobrados e relaxados em 90º com relação ao assento;
- Sentado, a coxa deve permanecer inteira sobre o assento.
Em outras palavras, é fundamental que a nova cadeira tenha regulagem de altura, encosto articulado (para que possa relaxar os músculos das costas) e com regulagem de inclinação e rodízios (rodinhas). Também é importante escolher um modelo com molas. Elas são importantes para diminuir o impacto ao sentar e levantar e nas mudanças de postura enquanto você está sentado.
Já o material é uma escolha pessoal. Os tecidos costumam ser mais confortáveis, mas são mais difíceis de limpar. Os nylon têm boa ventilação e são fáceis de higienizar, porém, não são tão atraentes esteticamente. Os de couro, por sua vez, não têm boa ventilação, mas são mais bonitos e confortáveis.
Confira alguns modelos:
Cadeira Brun Charles
Cadeira com massagem e aquecimento
Cadeira Day President
Cadeira Conforsit 4911
Cadeira Sevilha (baixa)
Cadeira Sevilha (alta)
Cadeira Gamer Racing com Apoio Cervical
Cadeira Aika