Ecoturismo na Amazônia: pacotes de viagem para ver as riquezas da floresta
A Amazônia legal engloba nove estados brasileiros e representa, para muitos territórios, a oportunidade do ecoturismo
atualizado
Compartilhar notícia
O turismo na floresta amazônica apresentou crescimento em 2019. Somente no estado do Amazonas, houve um aumento de 3,32% no fluxo de pessoas. Dos mais de 285 mil visitantes que passaram pelo estado no período, 164 mil eram brasileiros, segundo dados divulgados pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
A Amazônia legal engloba nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Por ali, é possível encontrar passeios em embarcações para vislumbrar a floresta, visitar aldeias indígenas, testemunhar o encontro dos rios Negro e Solimões, além de degustar a rica gastronomia da região.O Metrópoles separou três pacotes de viagem para os destinos mais famosos da região: Manaus (AM), Belém (PA) e Santarém (PA). Todas as ofertas têm cancelamento gratuito. Veja:
Manaus, Amazonas
A capital amazonense concentra atrações turísticas essenciais como o Teatro Amazonas e o Museu do Seringal. Quem se hospeda ali ainda consegue visitar partes da Amazônia. A 180 quilômetros está o Parque Nacional de Anavilhanas, um labirinto de 400 ilhas no meio do Rio Negro. Em expedição de barco, o turista avista santuários de papagaios, redutos de macacos guaribas, cachoeiras e vilas ribeirinhas.
A menos de duas horas de carro, ao norte, está o município de Presidente Figueiredo com suas mais de 100 cachoeiras, além de grutas, cavernas e corredeiras, que possibilitam a prática de esportes como rafting, tirolesa, rapel e trilhas na selva.
O pacote para Manaus dispõe de 3, 5 ou 7 diárias, com passagens aéreas, hospedagem com café da manhã e um passeio pela selva amazônica. O cliente pode optar por adquirir o passeio do encontro das águas dos rios Negro e Amazonas, ou pelo transfer do aeroporto. A viagem deve ser marcada entre 1º de março e 30 de novembro de 2021.
Pacote com 3, 5 ou 7 diárias
Belém e Ilha de Marajó, Pará
Conhecida pelo mercado Ver-o-peso e pela Estação das docas, Belém é uma capital amazônica que oferece um contato único com a natureza: sentado à mesa, comendo um filhote com farinha e açaí, o turista vê a cidade de um lado e a Baía do Guajará do outro.
As principais praias da região, como Praia Grande, Água Boa, Pescador, Praia Grande Joanes e Jubim ficam na Ilha de Marajó. A aproximadamente quatro horas de carro de Belém, o município de Soure ainda conta com antigas igrejas, coretos, praças, casas, praias, fazendas ou campos inundáveis, onde a presença de pássaros e búfalos é constante.
O pacote para Belém e Ilha de Marajó dispõe de 5 diárias com passagens aéreas, hospedagem com café da manhã, traslado entre as cidades, city tour em Soure e um passeio de barco a remo que termina em praia, além de uma visita à Fazenda Bom Jesus. A viagem deve ser marcada em novembro de 2020.
Pacote com 5 diárias
Santarém, Pará
Uma das cidades mais populosas do estado, Santarém é um dos principais destinos de praias de rio no Brasil. Por ali, o turista encontra amostras da riquíssima gastronomia paraense, além da oportunidade de visitar mercados e pontos turísticos com muita história.
O principal interesse da viagem, no entanto, fica a 50 minutos de carro, a oeste: Alter do Chão é um distrito do município de Santarém que reúne praias de areia branca e água cristalina, no encontro dos rios Tapajós e Amazonas. Entre passeios de barco e trilhas, o turista desfruta da natureza exuberante do local – e, se tiver sorte, até avista um boto-cor-de-rosa.
O pacote com 2, 4, ou 7 diárias para Santarém inclui hospedagem com café da manhã para duas pessoas. A viagem deve ser agendada entre 1º de março e 30 de novembro de 2021.