Dermocosméticos antissinais: saiba quando e por que usar esse produtos
Rejuvenescedores, os itens evitam rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas, além de harmonizar a pele do rosto
atualizado
Compartilhar notícia
O ritual do skincare é necessário. O creme antissinal é um dos melhores aliados na hora de compor o arsenal de beleza de mulheres e homens. O produto vai além da estética e permite ter uma pele de rosto saudável, resistente a rugas, manchas e flacidez. Marcas como SkinCeuticals, La Roche Posay e Vichy despontam na preferência dos clientes. O Metrópoles conversou com a dermatologista Danglades Eid, que traz a importância do item e indicações de uso para diferentes tipos de pele.
Pesquisa do provedor de mercado Euromonitor International revela que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e de cuidados pessoais do mundo. O estudo de 2019 inclui cosméticos para cabelo, pele e higiene bucal.
Benefícios dos dermocosméticos antissinais
A loção deixa a pele lisinha e macia, dando adeus à opacidade. Além disso, diminui marcas, suaviza sinais e retarda o envelhecimento. Para incorporar o creme antissinal ao dia a dia, porém, alguns fatores exigem atenção, como a presença de FPS, local do corpo, faixa etária, tipo de pele e horário de uso – diurno ou noturno.
O creme devolve a harmonia do rosto que foi desgastada por causa da exposição ao sol, poluição, má alimentação e questões emocionais.
O que a especialista diz
Para a Doutora Danglades Eid, dermatologista na Dermanuance, em Brasília, o cuidado diário faz toda a diferença na saúde da pele do rosto. “Os benefícios do autocuidado são percebidos a longo prazo – em meses ou anos. Nenhum produto traz resultados milagrosos em um curto período de tempo”, aponta.
Hoje, a prescrição dos produtos ocorre de maneira individualizad, pois existem peles oleosas, sensíveis, com manchas e que carecem de hidratação. “Os dermocosméticos vêm com componentes que estimulam a produção de colágeno. Os ativos são capazes de amenizar a vermelhidão, um quadro mais leve de acne e até mesmo o fechamento de poros”, afirma.
Como contraindicação, Danglades alerta que gestantes não podem usar loções que contenham ácido retinoico e derivados na composição. No mais, deve-se ter atenção quanto ao tipo de produto para cada pele. “Às vezes, a pessoa descobre alguma alergia utilizando o produto mesmo, geralmente quem tem a pele mais acessível e decide experimentar um creme inadequado”, finaliza a médica.
Confira 10 dermocosméticos antissinais para rejuvenescer o rosto:
Blemish+ Age Defense - SkinCeuticals
Os ativos da fórmula reduzem a produção excessiva de sebo, reduzem linhas finas e rugas e melhoram a textura da superfície cutânea.
- Tipo de pele: oleosa com acne
- Uso: diurno ou noturno
- Volume: 15 ml
Creme antissinais - L'Occitane
Proporciona uma pele mais firme, elástica e luminosa.
- Volume: 500 ml
Hyalu B5 Repair Sérum - La Roche Posay
Reduz as rugas, recupera a elasticidade e o volume e melhora o viço e a luminosidade.
- Tipo de pele: sensível
- Uso: manhã ou noite
- Volume: 15 ml
Hidratante facial - Vichy
Fortalece a pele contra exposições diárias, como poluição, mudanças de clima, raios UV e outras.
- Volume: 50 ml
Pigment Controller - NeoStrata
Controla a hiperpigmentação, uniformiza o tom e restaura o viço e a luminosidade da pele.
- Tipo de pele: com manchas
- Volume: 30 ml
Creme anti-idade - La Roche Posay
Hipoalergênico, ele estaura e repõe o contorno dos olhos e proporciona uma aparência mais viva para a área ocular.
- Tipo de pele: sensível
- Uso: manhã e à noite
- Volume: 15 ml
Ivy C AOX - Mantecorp
Com retinol na composição, combate sinais de envelhecimento, reduz rugas e linhas de expressão, além de melhorar a firmeza, textura e maciez da pele.
- Tipo de pele: oleosa e acneica
- Uso: diurno e noturno
- Quantidade: 30 g