Cores em dia! Veja 7 matizadores para acertar na tom dos fios
Os produtos vão além da harmonização da tonalidade capilar e garantem brilho, hidratação e movimento ao cabelo
atualizado
Compartilhar notícia
Mudar o visual sem medo é uma virtude! No entanto, trocar (ou manter) a cor dos fios exige alguns cuidados especiais. Os matizadores conseguem entregar um resultado eficiente para cada tipo de cabelo: crespos, cacheados ou lisos. Com ação antioxidante e neutralizadora, atuam especialmente nas madeixas tingidas e descoloridas. O Metrópoles elencou os melhores do mercado para te ajudar no tratamento em casa.
Dar aquela repaginada sempre cai bem. Quando se pode alcançar o resultado do salão em casa, melhor ainda. Essa é a proposta do matizador, que corrige a tonalidade do fio sem deixá-lo com aspecto envelhecido. A ação ocorre especialmente em reflexos amarelados, avermelhados, laranjados e platinados. O produto pode vir em forma de shampoo, condicionador e, principalmente, em creme. A lista traz linhas para cada personalidade.
Benefícios do matizador
Os cosméticos dão harmonia à coloração capilar, mas vão além disso. Matizadores potencializam a maciez, brilho e hidratação das mechas, fazendo com que o cabelo ganhe movimento e fique cheio de vida. Também evita a oxidação dos fios causada pela poluição, água quente, cloro, sal e outros agressores externos. Segundo especialistas, a aplicação deve ser feita a cada 15 ou 20 dias.
“O matizador dá o tom certo em cabelos loiros, acobreados ou castanhos. Por isso, eu defendo o uso como forma de correção, porque ele chega aonde a primeira tintura não alcança”, afirma o especialista em coloração Haniel Nunes, do Helio – Instituto de Beleza, Brasília.
Para quem quer focar apenas no brilho das madeixas, o profissional faz um alerta. “Quem está em busca de brilho a longo prazo, recomendo utilizar produtos de tratamento específicos, porque o brilho deixado no cabelo pelo matizador é superficial”.
Coloração dos cabelos
- Claros: loiros, grisalhos, brancos ou com mecha. Matizadores de pigmentos roxos ou violeta são ideias, pois neutralizam reflexos amarelados. Se a cor natural do cabelo é escura, recomendam-se pigmentos azuis.
- Avermelhados: cobres, ruivos, tonalidade marsala ou outras variações. Nesse caso, são indicados matizados com pigmentos vermelhos.
- Escuros: pigmentos marrons são sugeridos para as tonalidades do castanho. Para os fios bem escuros, o matizador preto é a chave.
Tonalizante x Matizador
Embora parecidos, os artigos apresentam diferenças entre si. Enquanto o tonalizante garante uma inserção profunda de pigmentos, com mudança na camada de cor do cabelo, o matizador é responsável pela manutenção leve da tinta nos fios.
Confira sete matizadores que vão pôr a cor do cabelo em dia: