Conheça oito clássicos da literatura que toda criança deveria ler
Além de serem ótimos gatilhos de desenvolvimento para o cérebro, os livros aguçam e estimulam a imaginação dos pequenos
atualizado
Compartilhar notícia
Hora da leitura! As crianças, desde muito pequenas, são ensinadas a obedecer pequenas regrinhas como horário para comer, hora do banho, momento de brincar e de fazer dever, entre outras atividades. Dentro desse universo de aprendizado e descobertas, é muito importante incentivar o hábito da leitura. O interesse permanente por livros é um processo constante. De acordo com estudos, é na infância que os laços começam a estreitar. A literatura permite melhorar a compreensão dos fatos, exercitar a imaginação, desenvolver a escrita e enriquecer o vocabulário dos pequenos. Para te ajudar nesta missão com a garotada, o Metrópoles selecionou oito livros, clássicos da literatura, que toda criança deve ler.
A menina do narizinho arrebitado, de Monteiro Lobato
Esta foi a primeira história infantil de um dos maiores escritores da literatura infantil, Monteiro Lobato, publicada em 1920. O livro conta a famosa saga da menina orfã, de apelido Narizinho Rebitado. A garota vive em um sítio com a avó e uma empregada chamada Tia Anastácia. Ela tem uma boneca de pano chamada Emília. A obra é o ponta pé inicial dos personagens mais queridos e famosos do Sítio do Picapau Amarelo.
A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga
Uma das mais importantes e premiadas obras da literatura infantil nacional, conta a história de Raquel, uma menina que coloca em uma bolsa amarela seus três principais desejos: crescer, ter nascido menino e se tornar escritora. O conto traz uma brilhante mistura do mundo real e do terreno da imaginação.
O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry
Aqui vai uma obra que, com toda certeza, deve ser lida por crianças e, depois de crescidas, com olhos de adultos. Talvez essa seja a razão para o conto perdurar por tanto tempo e ser uma das histórias mais traduzidas pelo mundo, desde 1943. A simplicidade da narrativa encanta pessoas de todas as idades.
Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha
A autora transforma situações banais em uma lição incrível para a criançada. A história traz personagens, meninos que moram na cidade, que inventam novas palavras, superam diferenças e valorizam a amizade.
Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles
Não é por acaso que a obra é um dos poemas infantis mais famosos da literatura. Ele nos mostra que a vida é feita de escolhas difíceis até mesmo quando somos crianças. Neste clássico incrível, Cecília Meirelles brinca com a linguagem, o ritmo e a sonoridade de acontecimentos cotidianos de forma leve e que, com certeza, marcou e ainda irá marcar a infância de muitos brasileiros.
As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Colladi
Outra clássico universal que conta a história de um boneco que tem o sonho de ser um humano. Além de trazer reflexões sobre a vida humana, a obra aborda outra questão muito importante: a mentira. Na história, o nariz do personagem cresce a cada falsa narrativa contada.
Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos
Uma história emocionante e que deveria ser lida por pais e filhos. Na obra, o personagem Zezé, de apenas cinco anos, é de família pobre e que não recebe a atenção que gostaria. Com os pais ausentes, o menino tem o pé de laranja lima como um grande apoio, amigo e confidente, o que o leva a se refugiar na imaginação.
O Menino Maluquinho, de Ziraldo
“Era uma vez um menino que tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés”, assim começa esse grande clássico da literatura brasileira. Quem nunca ouviu falar do menino com uma panela na cabeça? Toda criança deve conhecer as aventuras do garoto pra lá de atrapalhado e esperto. O enredo é um sucesso em livros, TV e até nos palcos, além de ser apaixonante.