Como escolher um bom arranhador para gatos? Veja 3 dicas importantes
O Metrópoles ainda listou sete modelos que vão fazer a festa dos bichanos! Confira a seguir
atualizado
Compartilhar notícia
Quem tem um gato de estimação sabe que uma das principais necessidades do bichano é afiar as unhas. Portanto, para que ele não destrua os móveis, é indispensável ter um arranhador dentro de casa.
Entretanto, há diversos tipos, desde os feitos de sisal ou pelúcia, até os modelos verticais, horizontais e inclinados. A opção perfeita dependerá muito da personalidade do gato e da qualidade do produto. O Metrópoles separou três dicas importantes para te ajudar a escolher um bom arranhador.
1. Avalie o tipo
Tente observar quais tipos de objetos o gatinho costuma arranhar: verticais, como pés de cadeira e pé do sofá; horizontais, como cadeiras, assentos e tapetes; ou inclinados, como os cantos de sofá e cortinas. A partir dessa avaliação, a escolha do melhor modelo fica mais direcionada e a chance de acerto é maior.
O tipo vertical pode ser instalado em um espaço pequeno e, geralmente, é encontrado no formato de poste, fixo na parede ou de canto. O modelo horizontal costuma se mover enquanto o gato afia as unhas, por isso opte por um arranhador que possa ser fixado no chão ou que seja pesado. Já o inclinado é uma espécie de rampa e costuma deixar o bichano bastante distraído.
Arranhador de Parede
Arranhador Rampa
2. Prefira os modelos maiores
Procure escolher um arranhador que seja maior que o gato. Isso porque eles gostam de afiar as unhas enquanto se esticam e alongam, e, assim, a largura ou altura (a depender do modelo escolhido) precisa equivaler a esse tamanho.
Arranhador quadrado
Arranhador para Gatos com Três Bases
Arranhador de Papelão Com Catnip
3. Veja os recursos extras
Para manter o bichado ainda mais interessado no arranhador, procure um modelo que ofereça acessórios extras, como bolinhas, penas, molas ou casinhas. O equipamento, como um todo, pode servir além de brinquedo, como um local de descanso do pet.