Clube do livro chocolatudo: 6 livros sobre chocolate para ler na quarentena
O Metrópoles elencou livros sobre a origem do chocolate, técnicas e exemplares com deliciosas receitas
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia Mundial do Chocolate é comemorado nesta terça-feira (7/7). Além de se deliciar com a sobremesa mais queridinha do mundo, é possível também aprender um pouco mais sobre as origens, as técnicas e as curiosidades sobre o tema.
As opções vão desde os mais simples, voltados para leigos, até os mais específicos, para quem já conhece e gosta da área. Confira:
Larousse do chocolate – Le petit
Prepare-se para cair em tentação com um livro que vai satisfazer o paladar, encher os olhos com tanta beleza e estimular a sua memória afetiva. Nas mais de 400 páginas do Pequeno Larousse do chocolate, você vai encontrar novas leituras de preparações tradicionais e as melhores criações com o toque Cordon Bleu.
O livro traz mais de 170 receitas, mais de 30 técnicas fundamentais, ilustradas passo a passo, para preparar ganaches e massas, temperar o chocolate, modelar bombons, montar merengues e cremes e também dicas para fazer as mais variadas decorações com chocolate – flores, ondas, faixas laterais, folhas e muito mais. Mergulhe no mundo do chocolate com bolos quentinhos, tortas macias, sobremesas geladas, bebidas e agradinhos para todas as horas.
Livro essencial, totalmente pedagógico e inteiramente ilustrado, que seduzirá não só o principiante na arte do chocolate, como também o reconhecido chef profissional. Mais de 100 técnicas de confeitaria que permitem conhecer tudo sobre chocolate (temperagem, ganaches, musses, glaçages…) – todos os movimentos necessários, com fotos do passo a passo, para se elaborar facilmente uma deliciosa sobremesa; e os segredos dos maiores chefs da confeitaria e suas receitas emblemáticas.
Mais de 150 receitas: todos os grandes clássicos (bombas, floresta negra, bolinhos macios, coulant, musses, tortas…) e as sobremesas da moda (macarons, verrines…), bem como sorvetes e guloseimas. Um DVD de 1h30, que apresenta as técnicas de elaboração das sobremesas mais delicadas. Todo o savoir-faire da École du Grand Chocolat Valrhona, que atrai tanto os profissionais do mundo inteiro como o público em geral para seus cinco laboratórios de formação.
Chocolate gourmet: Arte e técnica para profissionais
Explicadas passo a passo e acompanhadas de belíssimas fotografias, as receitas deste livro incluem trufas, bombons, barras, confeitos, bouchées, bolos, biscoitos, pâtisserie, sorvetes, caldas e bebidas. Das clássicas às autorais, como a taça de chocolate com tiramisu e os entremets de chocolate e chá verde, a beleza de cada criação é acompanhada por uma combinação perfeita de sabores e texturas.
Profissionais e estudantes de gastronomia, bem como todos os interessados em desenvolver suas habilidades no trabalho com o chocolate, encontrarão nesta obra uma fonte de ideias inspiradoras e uma referência valiosa para o aprendizado e o aperfeiçoamento, adquirindo o conhecimento necessário para criar verdadeiras obras-primas visuais e culinárias.
Toda semana sai do forno um título delicioso da coleção Tá Na Mesa, que reúne dezenas de e-books com receitas de chefs e apaixonados por gastronomia, além de muitas dicas e curiosidades culinárias.
Guia de Receitas para Apreciadores de Chocolate
Deliciosas receitas de chocolate para todos os gostos. Belíssimas ilustrações e instruções detalhadas. Bolinhos e bolos, doces e sobremesas.
“Chocolate é uma coisa mágica, encanta quem fabrica e quem come, por isso deve ser feito com carinho, conhecimento e paixão.” – Ernesto Neugebauer, presidente da Harald Paixão, criatividade e blends de chocolates elaborados com os melhores grãos de cacau selecionados mundo afora são os ingredientes que traduzem a história da Cacau Noir. Fabricando chocolate celebra os 11 anos da marca de sucesso, criada em 2004 por Solange Wiltgen e sua filha Adriana.
O redescobrimento do cacau no Brasil, a trajetória da Cacau Noir e as tendências em chocolateria são uma introdução perfeita para as irresistíveis receitas de Solange Wiltgen e Javier Guillen. Bombons, trufas, ganaches, drageados, bolos, biscoitos, sorvetes e bebidas parecem saltar das páginas nas belíssimas fotos de Henrique Peron.