Cinco obras para conhecer mais o universo de God of War
A série de jogos eletrônicos tem mais de 15 anos de história, e, não por acaso, o enredo mitológico de Kratos entrou para o mundo literário
atualizado
Compartilhar notícia
Para quem se interessa por mitologia e enredos que envolvem doses de vingança e redenção, God of War é o conteúdo ideal de consumo. Iniciada em 2005, a série de jogos eletrônicos de ação e aventura tem mais de 15 anos de história, passando pelo PS2, PS3, PS4 e PS5 (por retrocompatibilidade). Criada por David Jaffe, da Santa Monica Studio da Sony, a jogatina se tornou carro-chefe da marca PlayStation. Não por acaso, o enredo mitológico de Kratos entrou para o mundo literário.
O Metrópoles selecionou cinco obras do protagonista da jogatina, considerado um dos símbolos do mundo game. Kratos nada mais é do que filho de Zeus com Calisto, uma mulher imortal. Também conhecido por Fantasma de Esparta, no passado, ele já invadiu aldeias, matou pessoas inocentes e espalhou caos por onde passou. Porém, tudo muda quando descobre que Ares, o deus da guerra, o enganou e tirou a família do espartano. Assim se desenvolve a história do primeiro jogo.
Vale lembrar que a história se passa em duas mitologias, a grega e a nórdica. Na segunda fase, Kratos está disposto a deixar para trás todo o passado sanguinário de vingança contra os deuses do Olimpo e parte em busca de um recomeço.
Confira as obras obrigatórias para todo fã de God of War adquirir ainda em 2021:
God of War – Uma emocionante jornada pelos reinos fantásticos da mitologia nórdica, por J. M. Barlog | Editora Europa
Refugiado no reino dos deuses e monstros nórdicos. Mais do que lutar pela própria sobrevivência, Kratos deve ensinar o filho Atreus a conviver em um mundo desafiador.
God of War: Lore and Legends, por Rick Barba e Sony Studios | Editora Dark Horse Books
O leitor(a) é convidado a sondar a tradição de God of War através dos olhos do filho de Kratos, Atreus. Este volume narra a jornada de Atreus e Kratos pelos lendários Nove Reinos, desde a Floresta Selvagem de Midgard até as montanhas de Jötunheim e além. Além disso, a coleção inclui um bestiário que foi montado durante essas viagens e dossiês íntimos dos personagens que habitam esse universo magistralmente trabalhado.
The Art of God of War, por Sony Interactive Entertainment e Santa Monica Studios | Editora Dark Horse Books
Com um novo propósito e o filho ao lado, Kratos deve lutar pela sobrevivência enquanto forças poderosas ameaçam perturbar a nova vida que ele criou.
God of War (vol. 1), por Matthew Stover | Editora Leya
A obra, de volume 1, traz a história de Kratos enquanto um guerreiro a serviço dos deuses gregos do Olimpo. Enganado por Ares, o deus da guerra, que queria transformá-lo em um guerreiro perfeito, Kratos acidentalmente mata a própria esposa e a filha. Mas, depois disso, Kratos decide não servir mais a Ares e é amaldiçoado com as cinzas da família morta pelo Oráculo da cidade que foi destruída.
God of War (vol. 2), por Robert E. Vardeman | Editora Leya
Neste volume 2, Kratos ascende ao Olimpo após derrotar Ares e se torna o novo deus da guerra. Humilhado e novamente traído, o Fantasma de Esparta descobre o verdadeiro jogo dos deuses, no qual é apenas uma peça. Renascendo dos mortos, Kratos parte em busca do impossível: matar Zeus, o rei do Olimpo. Para isso, o espartano deve encontrar as Moiras, aquelas que detêm o poder sobre o destino de todo o cosmos e que estão acima dos próprios deuses.