Cinco livros sobre o Espiritismo para entender melhor a doutrina
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é considerado o país com a maior nação espírita do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Escritos por autores como Alan Kardec, Chico Xavier e Robson Pinheiro, os livros sobre o Espiritismo são fonte de conhecimento para religiosos, simpatizantes e interessados no assunto. As produções não se restringem a conceitos filosóficos e apresentam uma série de histórias de impacto emocional. O Metrópoles traz cinco títulos para entender o Kardecismo em 2021.
O Brasil é considerado o país com a maior nação espírita do mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 2,3 milhões de brasileiros que seguem oficialmente a doutrina. O Espiritismo se fundamenta na existência, manifestação e ensinamentos dos espíritos.
A doutrina Espírita
Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista são nomes dados a uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico. A corrente acredita na constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.
O Kardecismo surgiu na França, em meados do século 19. A crença teve origem a partir dos estudos e observações feitas pelo pedagogo e educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec (1804 – 1869).
Os ensinamentos espíritas expandem os saberes sobre o pós-vida e a influência dele no plano material.
Organização nacional
Fundada em 1884, a Federação Espírita Brasileira (FEB) atua em Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). A organização nacional e de utilidade pública tem a missão de promover a doutrina do Espiritismo no país, assim como os preceitos básicos defendidos pelos princípios espíritas.
Veja cinco obras de cunho espírita para entender melhor a doutrina:
Vinha de Luz, por Francisco Cândido Xavier | Editora FEB
O livro foi feito através de um relato psicografado do espírito Emmanuel. Cada capítulo corresponde a uma lição do Evangelho e tem objetivo de evolução. “Caminho, verdade e vida”, “Pão nosso”, “Fonte viva” e “Ceifa de luz” fazem parte da jornada literária para conhecer mais sobre o Espiritismo.
Aruanda, por Robson Pinheiro | Editora Casa dos Espíritos
A publicação foi ditada pelo espírito Ângelo Inácio ao médium Robson Pinheiro e apontada como continuação de “Vozes de Angola”. Assim, ela se aprofunda no trabalho dos pais-velhos, caboclos e exus em terreiras de Umbanda e centros espíritas. A obra detalha as correntes espírita e umbanda, desconstruindo preconceitos sobre as vertentes.
O Livro dos Espíritos, por Allan Kardec | Editora FEB
Com perguntas e respostas, os Espíritos esclarecem aos leitores questionamentos como “de onde viemos”, “por que aqui estamos” e “para onde vamos”. Ao explicar essas e outras questões, o livro facilita ao homem a compreensão dos mais difíceis problemas que o envolvem.
Violetas na Janela, por Vera Lúcia Marinzeck | Editora Petit
Depois de desencarnar aos dezenove anos, Patrícia vive feliz e adaptada na Colônia São Sebastião. No espaço, ela vive na companhia dos espíritos benfeitores que a receberam no lugar. Em Violetas na Janela, o espírito Patrícia explica o que é a desencarnação e descreve as belezas do plano espiritual. Por lá, não faltam trabalho, estudo e diversão.
A Vida na Visão do Espiritismo, por Alexandre Caldini | Editora Sextante
Por que encarnamos? Sofrer é bom para nossa evolução? Por que algumas pessoas são mais felizes que outras? Sob a luz da filosofia espírita, Alexandre Caldini responde a essas e outras fascinantes questões. Na obra, ele aborda temas como a razão de nossas dificuldades, a necessidade do perdão, a caridade, o destino, o trabalho e a fé. Além das dualidades, o medo e a coragem e o amor e as paixões.