Cinco livros sobre ansiedade para entender melhor a doença
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
A ansiedade já afeta mais de 200 milhões de pessoas no planeta. Considerada o mal do século, é uma doença psiquiátrica marcada pela preocupação constante de algo negativo que pode acontecer. Para aliviar o tratamento da patologia, o Metrópoles separou livros que trazem maneiras de como lidar com o problema.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo. São 18,6 milhões de indivíduos, 9,3% da população, que convivem com o transtorno. Levando em consideração esse contexto, obras como Meus Tempos de Ansiedade, Livre de Ansiedade e As Coisas que Você só Vê Quando Desacelera constam na lista.
A linha de raciocínio dos livros aproxima o leitor(a) das histórias, afinal, os autores abordam o assunto de maneira simples, o que ajuda a entender melhor o fenômeno e como preveni-lo. Vale destacar, porém, a importância de procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima.
Meus Tempos de Ansiedade, por Scott Stossel | Editora Companhia das Letras
Entre o relato íntimo e a exposição de argumentos de autoridades, o autor oferece uma história por essas perspectivas. Stossel revela as várias formas de tratar a ansiedade e a administrar os efeitos dela. Eliminá-la é impossível e, talvez, até prejudicial, para o escritor: afinal, o que seria do homem sem inquietações?
Livre de Ansiedade, por Robert L. Leahy | Editora Artmed
Baseados nos melhores tratamentos psicológicos, os métodos propostos pelo autor ajudam a conquistar uma vida livre de apreensão, tensão e evitação relacionadas à ansiedade.
Mentes Ansiosas, por Ana Beatriz Barbosa Silva | Editora Principium
Medo, estresse e ansiedade são fatores comuns para uma vida mentalmente saudável, segundo a autora. Porém, o problema começa quando eles se agravam em versões adoecidas: transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, entre outros. Com linguagem objetiva e acessível, a obra analisa as causas, desdobramentos e possíveis formas de lidar com essas doenças.
Rápido e Devagar, por Daniel Kahneman | Editora Objetiva
Por que o medo de perder é mais forte do que o prazer de ganhar? Kahneman revela quando se pode, ou não, confiar na intuição. Além disso, oferece insights práticos e esclarecedores sobre como diferentes técnicas podem ser usadas para proteger o indivíduo contra falhas mentais.
As Coisas que Você só Vê Quando Desacelera, por Haemin Sunim | Editora Sextante
A obra é para quem deseja tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão. Ilustrado com delicadeza, ele ajuda a entender relacionamentos, trabalho, aspirações e espiritualidade sob um novo prisma.