Cinco livros de autoconhecimento para sair da zona de conforto
Obras sobre inteligência emocional mexem com as emoções e fazem o leitor refletir sobre as práticas habituais no dia a dia
atualizado
Compartilhar notícia
Psicólogos, psiquiatras e pesquisadores se desdobram para entender o comportamento da mente humana. Afinal, o psique é complexo, misterioso e instigante. Para exercitá-lo, recomenda-se tornar a leitura um hábito. A atividade possibilita prazerosos encontros consigo mesmo e o entendimento de boa parte das nuances da vida. O Metrópoles elencou cinco livros para expandir a mente.
As obras mexem com as emoções, tiram o cérebro da “zona de conforto” e fazem o leitor refletir sobre as práticas dele no dia a dia. Metas, estudos, trabalhos, cobranças mantêm as pessoas sob pressão constante. Porém, é necessário saber equilibrar os sentimentos. O pai da Inteligência Emocional, Daniel Goleman, chama esse “equilíbrio” – sinônimo de IE – de habilidade interpessoal e intrapessoal. Empatia e negociação fazem parte do processo.
Benefícios da Inteligência Emocional
Saber administrar as próprias emoções e compreender as dos outros envolve escolhas conscientes. A prática também destaca a mudança de hábitos, como afirma Charles Duhigg, em O Poder do Hábito. A Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE) define alguns benefícios ao cuidar da IE:
- Aumentar a autoestima e autoconfiança.
- Reduzir conflitos em relacionamentos interpessoais.
- Direcionar as emoções.
- Elevar o nível de comprometimento com as metas de vida.
- Ter senso de responsabilidade e melhor visão de futuro.
Confira cinco títulos para evoluir pessoalmente:
O Poder do Hábito, por Charles Duhigg | Editora Objetiva
A chave para o sucesso e como os hábitos funcionam. Charles Duhigg, repórter estadunidense, partiu dessas premissas ao escrever o livro, de 2012. Na obra, o autor mostra como pessoas conseguiram ter sucesso transformando hábitos. Com habilidade, ele apresenta um novo entendimento da natureza humana e o potencial para a transformação dela.
Quintessência, por William Sanches | Editora Luz da Serra
Não tem como fugir, de acordo com o escritor. A Lei da Atração está agindo com ou sem a pessoa saber ou até mesmo acreditar nela. Na obra lançada este ano, o terapeuta e neurocientista desvenda os segredos da Lei da Atração. Ele também ensina como acelerar esse processo para alcançar objetivos mais rápido.
Inteligência Emocional, por Daniel Goleman | Editora Objetiva
De acordo com o pai do marketing, há “duas mentes” – a racional e a emocional. Em Inteligência Emocional, publicada em 1995, Goleman mostra como não saber lidar com as próprias emoções pode afetar a vida. Para isso, o psicólogo e escritor descreve as cinco habilidades-chave da Inteligência Emocional. O livro mostra, ainda, como elas determinam êxito em relacionamentos, trabalho e até no bem-estar físico.
Armadilhas da Mente, por Augusto Cury | Editora Sextante
Um romance que faz a linha tênue entre psicologia e filosofia. Essa é a definição da obra do psiquiatra, cientista e pesquisador Cury. O livro, lançado em 2013, mostra que os labirintos da psique humana são mais complexos do que se imagina. A protagonista Camille compreende a solidão como intolerável quando ela mesma se abandona. A partir daí, dará os primeiros passos para fora da emoção dela, responsável por prendê-la.
Gente que Resolve, por Chip Heath e Dan Heath | Editora Saraiva
Qual é a melhor forma de resolver cada situação? Baseados em um estudo sobre o processo de tomada de decisões, os autores desenvolveram um programa de quatro etapas. Ele foi projetado para neutralizar interferências e permitir que as escolhas para solucionar cada problema tenham parâmetros concretos. A obra de 2017 revela que uma decisão certa, no momento certo, resolve uma situação de modo eficiente.