Cinco kimonos de Jiu-Jítsu para dominar corpo e mente no tatame
Por ter muitos movimentos de agilidade, o lutador necessita de um modelo que o deixe à vontade, com as características certas
atualizado
Compartilhar notícia
A arte marcial é uma vertente desportiva e cultural que busca unir o corpo e a mente. O Jiu-Jítsu, por exemplo, chegou à humanidade como uma forma de expressão e autodefesa. Contudo, para o aprendizado e treino, um equipamento de qualidade influencia na performance do lutador. Não à toa, o jiujiteiro precisa de um kimono reforçado. O Metrópoles elencou cinco modelos para o competidor se sentir seguro no tatame.
Por utilizar muitas pegadas e movimentos de agilidade, o lutador necessita de uma modelagem que o deixe à vontade. Antes de tudo, é importante que a peça seja adequada ao tipo físico e, para isso, existe um padrão de tamanhos. Além disso, o material mais recomendado para o uniforme é o algodão trançado, por causa da resistência. Já para a calça, o ideal é aquela feita em sarja ou ripstop, devido à rigidez.
Tamanhos
– Masculino
A0: Até 1,60 m – até 60 kg
A1: Até 1,70 m – até 65 kg
A2: Até 1,80 m – até 80 kg
A3: Até 1,90 m – até 95 kg
A4: Até 2 m – até 110 kg
– Feminino
F1: Até 1,50 m – até 45 kg
F2: Até 1,60 m – até 55 kg
F3: Até 1,70 m – até 65 kg
F4: Até 1,80 m – até 80 kg
F5: Até 1,90 m – até 95 kg
F6: Até 2 m – até 110 kg
Cuidados
Embora detalhes, como bordados, tragam mais estilo e imponência às peças, eles podem ser barrados em campeonatos oficiais por estarem em desacordo com as regras da federação. Para o kimono ser aceito, é necessário que a vestimenta seja produzida em algodão e costurada, não pintada, pois o suor pode fazer a tinta manchar a roupa durante a luta. Esse tipo de aplique também pode ser feito somente em algumas partes do kimono, além de ser permitida apenas a logomarca da academia ou de patrocinadores.
Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ)
De acordo com a Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ), em campeonatos oficiais somente são aceitos kimonos branco, azul royal e preto. Cores diferentes podem ser usadas apenas nos treinos.
Confira: