Cinco dicas para deixar o quarto mais atrativo e funcional
O Metrópoles conversou com a designer de interiores Érica Daufenbach, que pontuou truques para deixar o espaço ainda mais aconchegante
atualizado
Compartilhar notícia
O quarto deixou de ser um cômodo apenas para descanso, apesar de ainda ser a função principal. Com a correria do dia a dia e a possibilidade de trabalho remoto, para muitas pessoas, o espaço também se tornou escritório e, até mesmo, local para se entreter, com uma sessão de filme, por exemplo.
Para que o ambiente fique agradável e atrativo para todas as situações, é fundamental adaptá-lo e deixá-lo mais funcional e aconchegante.
Com o intuito de ajudar quem deseja, ou precisa, deixar o quarto mais versátil, o Metrópoles conversou com a designer de interiores Érica Daufenbach, que deu cinco dicas valiosas para ajudar a deixar o ambiente bonito e prático.
Espaços de circulação
Você não vai querer ficar “ilhado” dentro do próprio quarto, concorda? Então, observe muito bem os espaços de circulação do ambiente. “Esse ponto é especialmente importante em quartos menores, cada vez mais comuns nas plantas de apartamentos atuais. O ideal é que sejam mantidas distâncias de pelo menos 60 centímetros entre a cama e demais mobiliários para que a circulação seja feita de maneira confortável”, explica Érica Daufenbach. Ela ainda alerta que se deve evitar a utilização de muitos móveis no cômodo para também não passar a sensação de local “abarrotado”.
Cores
Avalie bem as cores que estamparão o quarto. “Como o espaço é, comumente, um ambiente de descanso, deve-se tomar cuidado para não utilizar cores muito estimulantes, como amarelo e vermelho. Caso goste muito da cor, é possível usar pontualmente, como em itens de decoração”, alerta a designer de interiores. Ela também sugere azul, verde ou tons neutros e claros como as cores prioritárias, por serem relaxantes.
Tapetes
Os tapetes também são excelentes aliados quando a intenção é criar uma sensação de aconchego. “Para o quarto, procure por tapetes macios e agradáveis ao toque, sendo os de pelagem alta uma ótima escolha”, pontua. A profissional ainda ensina qual a disposição mais indicada para ser colocado o item de decoração. “Eles devem ser posicionados embaixo da cama, ou na sua lateral, de forma que, ao descer da cama, os pés o toquem, ao invés do piso. Em ambientes de piso cerâmico, essa dica é ainda mais valiosa, pois o piso frio pode ser bastante desagradável ao acordar”, ressalta.
Roupas de cama
Sem dúvidas, a cama é considerada o principal móvel do quarto. Por isso, é fundamental escolher bons acessórios para equipá-la. “Texturas e cores devem ser levadas em consideração na seleção da roupa de cama. As cores devem ser harmônicas com o restante do mobiliário e da decoração”, explica Érica. Ela completa citando a importância da colcha ou do cobre-leito. “Eles evitam que o lençol fique exposto durante o dia, além de criar uma atmosfera mais aconchegante, com cara de hotel. Por fim, as almofadas também são sempre bem-vindas!”.
Gosto pessoal
Por fim, você deve se sentir à vontade no quarto. Por isso, nunca esqueça de preferir itens, disposições e cores que atendam o gosto pessoal. “De nada adianta seguir tendências, se o morador não estiver satisfeito! Todas as escolhas devem estar de acordo com o gosto dos usuários. Afinal, o quarto deverá ser um refúgio, um espaço de descanso e aconchego. E isso só será possível se os moradores se sentirem pertencentes àquele espaço”, conclui a designer de interiores.
A partir das dicas da profissional, o Metrópoles selecionou oito produtos para deixar o quarto ainda mais atrativo e aconchegante. Confira!